19 de agosto é o Dia do Haiku!

“Hoje é dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 27

Publicado originalmente em 19/08/2020, atualizado em 2021.

 

O dia 19 de agosto é o Dia do Haiku devido ao goroawase (trocadilho numérico). 8 em japonês é “hachi”, então “ha”. 1 é “ichi”, então “i”. 9 é “kyu” ou “ku”. Juntando, “mês 8, dia 19” é o Dia do Haiku.

Haiku, também conhecido no Brasil como Haicai, provavelmente é o estilo consolidado de poesia mais curto do mundo, sendo composto por 17 letras japonesas (equivalente à sílaba), divididas em 3 “versos”.

Poderíamos falar de BashōBusonIssa… mas vamos deixar os mestres do Período Edo (1603-1868) para uma outra ocasião. Fica a sugestão de leitura do livro “Trilhas longínquas de OKU”, de Matsuo Bashō, com tradução e notas de Meiko Shimon (Escrituras Editora), ou o capítulo 62 desta nossa série de artigos.

O Haiku era chamado inicialmente de Hokku (発句), o trecho inicial do Renga (連歌), gênero de poesia colaborativa japonesa. No Período Edo, era chamado de Haikai (俳諧). Na Era MeijiMasaoka Shiki resgatou esta arte poética, chamando-a de Haiku (俳句), sendo o responsável pela sua difusão no Japão.

O Haicai também é muito praticado no Brasil, seja por imigrantes japoneses e seus descendentes, seja por brasileiros. Podemos citar famosos haicaístas como Afrânio PeixotoPaulo LeminskyMillôr Fernandes, entre outros.

Mas não podemos deixar de destacar Guilherme de Almeida, o “Príncipe dos Poetas”, fundador e primeiro presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, entre 1956 e 1959.

Ele criou o “modelo Guilhermino” de Haicai, em que o primeiro e o terceiro versos possuem rimas, e a segunda e a sétima sílabas do segundo verso formam uma rima interna. Confira a seguir, alguns haicais de sua autoria, com seus títulos (elemento inexistente no Haiku japonês):

 

O Haikai

Lava, escorre, agita
A areia. E, enfim, na bateia
Fica uma pepita.

 

Os Andaimes

Na gaiola cheia
(pedreiros e carpinteiros)
o dia gorjeia.

 

Quiriri

Calor. Nos tapetes
tranquilos da noite, os grilos
fincam alfinetes.

 

Já entre os imigrantes japoneses, destacamos Shūhei Uetsuka, o “Pai da Imigração (japonesa ao Brasil)”. Conhecido pelo nome literário de Hyōkotsu, veio ao Brasil a bordo do Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes oficiais do Japão ao Brasil, em 1908.

Momentos antes do navio chegar ao Porto de Santos, Uetsuka produziu o seguinte poema:

 

涸滝を 見上げて着きぬ 移民船
(Karetakiwo miagete tsukinu iminsen)

Traduzido como:
A nau imigrante / Chegando: vê-se lá do alto / A cascata seca

 

Uma regra fundamental para a elaboração dos Haiku seria o Kigo (季語), palavras ou expressões que indicam determinada estação do ano. Existe uma lista chamada Saijiki (歳時記), que é como um glossário de Kigo, separando-os conforme as quatro estações.

Os imigrantes japoneses no Brasil estabeleceram suas vidas num clima totalmente diferente ao do Japão. Assim, foram surgindo Kigo tipicamente brasileiros, como “São João”, “manga (a fruta)” ou “malária”. Em 2006, foi publicada uma versão brasileira deste glossário: o “Brasil Saijiki”.

Os praticantes de Haiku participam dos kukai (句会), os encontros de haiku. Basicamente as obras dos participantes ficam expostas no anonimato, e cada participante escolhe as obras que ele mais gostou. No final, os autores se revelam, e discutem as obras. No contexto de pandemia, popularizou-se o “net kukai”, ou o “online kukai”. Ou seja, Encontros virtuais de Haiku.

 

Veja também nossos outros artigos desta série:

30 de setembro – Dia da Tradução (Capítulo 53)
12 de outubro – Bashōki (Capítulo 62)
2 de novembro – Shodō (Capítulo 73)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies