29 de julho é o Dia dos Sete Deuses da Sorte (Shichifukujin)!

O dia 29 de julho é o Dia dos Shichifukujin (七福神) por causa do goroawase (trocadilho numérico). Shichi naturalmente é 7. Fu é futatsu, ou seja, 2. Ku é 9. Logo: mês 7 dia 29 é o Dia dos Sete Deuses da Sorte.

São eles: Ebisu, o deus dos pescadores; Daikokuten, o deus dos alimentos e da fortuna; Bishamonten, o deus da guerra; Benzaiten, a única deusa entre os sete, sendo a deusa da música; Fukurokuju, o deus da longevidade e da felicidade; Jurōjin, o deus da sabedoria; e Hotei, o deus da felicidade.

Dentre os sete, o Ebisu é a única deidade de origem japonesa. Daikokuten, Bishamonten e Benzaiten têm origem no Hinduísmo. Já Fukurokuju, Jurōjin e Hotei são deidades de origem chinesa. Muitas vezes eles são representados a bordo de um barco do tesouro.

Além de ser o Dia do Shichifukujin, hoje também é o Dia do Fukujinzuke, o alimento em conserva que leva o nome das deidades. O curry é um dos pratos preferidos dos japoneses, e o fukujinzuke é considerado o acompanhamento perfeito.

O fukujinzuke tem originalmente sete ingredientes em sua receita, o que justifica a associação com os Shichifukujin. São eles: daikon (rabanete de casca branca), berinjela, feijão espada, raiz de lótus, pepino, shisô (folha aromática), e shitake ou gergelim.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies