31 de julho de 1931 – Akita Inu torna-se Patrimônio Natural do Japão

O Akita Inu (秋田犬) é um cachorro japonês de grande porte, da categoria spitz. É uma das 6 raças atualmente consideradas nihonken (日本犬, cachorro japonês) pelo Nihonken-hozonkai (日本犬保存会, Associação pela Preservação do Cachorro Japonês).

No dia 31 de julho de 1931, o Akita Inu tornou-se o primeiro cachorro japonês designado como Patrimônio Natural do Japão (天然記念物, Tennen Kinenbutsu), devido aos esforços da província de Akita, sobretudo da municipalidade de Odate-chō (大館町) para preservar a raça Akita Inu.

As demais 5 raças de nihonken, suas províncias de origem e o ano de designação como Tennen Kinenbutsu são: Kai (Yamanashi, 1934), Kishu (Wakayama, 1934), Shiba Inu (diversas origens, 1936), Shikoku Inu (Kochi, 1937) e Hokkaido (Hokkaido, 1937). Destes cinco, o Shiba Inu é de pequeno porte, e os demais de médio porte.

O Akita mais famoso é o Hachiko, o cão fiel (忠犬ハチ公, Chūken hachikō), conhecido por esperar a volta de seu dono na estação de Shibuya. O professor universitário Hidesaburo Ueno morreu repentinamente em 1925. Hachiko esperou pelo retorno de Ueno até sua morte, em 1935. A estátua de Hachiko é um dos símbolos de Shibuya.

Existem muitos fãs de Akita Inu no mundo todo. A escritora e ativista social Hellen Keller, o presidente russo Vladimir Putin, e a patinadora artística campeã olímpica Alina Zagitova são algumas das personalidades que receberam o Akita Inu de presente da Província de Akita. A Akita de Putin chama-se Yume (sonho) e a de Zagitova, Masaru (vitória).

Os mascotes iniciais do clube de futebol JEF United Ichihara Chiba, Jeffy e Unity, também foram inspirados pelo Akita Inu, embora o clube seja sediado na província de Chiba.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies