Dia 1º de agosto é o Dia da Água no Japão

O mês de agosto, em pleno verão no hemisfério norte, é a época do ano em que mais se consome água no Japão. O dia 1° de agosto foi definido como o Dia da Água pelo governo japonês em 1977, para refletir sobre a importância da água e conscientizar que se trata de um recurso limitado. O período entre 1 e 7 de agosto é a Semana da Água no Japão.

Para o ano de 2020, o Pokémon Vaporeon (シャワーズ ou Showers para os japoneses) foi escolhido pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão para o pôster oficial, para que a campanha possa atingir maior número de pessoas.

Vale salientar que o Dia Mundial da Água é em 22 de março, e foi determinado pela ONU como um dos resultados do Eco-92, realizado no Rio de Janeiro. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dois estão intimamente ligados com a água. São eles o Objetivo 6: Água potável e saneamento; e o Objetivo 14: Vida na água.

O Japão é um dos países que possui o melhor sistema de água potável e saneamento. No entanto, um dos assuntos discutidos atualmente é o conceito de “água virtual” (仮想水 ou バーチャルウェーター), que é a quantidade de água utilizada para produzir os diversos produtos que consumimos diariamente. Afinal, o Japão tem baixa taxa de autossuficiência de alimentos e depende muito de importação. Assim, consome indiretamente uma quantia enorme de água, muitas vezes sem se dar conta.

O Imperador Naruhito é conhecido pelo seu interesse na questão da água. Sua Majestade Imperial esteve presente no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília.

O governo japonês tem incentivado o Dam Tourism, ou o turismo às represas (barragens) japonesas. Se você pretende viajar para o Japão após a pandemia, que tal considerar incluir represas como o Kurobe Dam (Toyama) ou Yanba Dam (Gunma) no seu roteiro?

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies