Principais entidades nikkeis celebram a chegada da Era Reiwa em evento pioneiro no mundo

Maior residência de descendentes de japoneses do mundo, que abriga quase 2 milhões de nipo-brasileiros, o Brasil sediou a primeira celebração da passagem para a Era Reiwa, no dia 30 de abril, em São Paulo, com um jantar que reuniu as principais autoridades e lideranças nikkeis do país.

O evento “Celebração da Passagem para Era Reiwa” foi promovido pelas cinco maiores entidades nikkeis, reconhecidas pelo governo japonês: Aliança Cultural Brasil-Japão, Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Enkyo – Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

O cerimonial foi apresentado por dois representantes da Aliança: o Diretor de Comunicação, Marketing e Eventos, Sr. Carlos Kendi Fukuhara, e a Profa. de Língua Japonesa, Tainã Onuki, que fez a versão em japonês da apresentação.

O ponto alto do encontro se deu no momento em que, ao anunciar o nome da nova era japonesa, Reiwa, o público foi surpreendido com a exibição dos ideogramas que formam o nome Reiwa, através da arte do shodô, em grande escala, feita pelo Prof. da Aliança, Élcio Yokoyama, discípulo do mestre da caligrafia japonesa, Nampo Kurachi.

– Fiquei muito surpreso em saber que isso repercutiu em redes sociais e na imprensa nacional e internacional. Tenho muita gratidão ao Kurachi sensei, meu grande Mestre de shodô, pelo que me ensinou durante tanto tempo e pela Aliança, que tanto valoriza a cultura japonesa – disse Yokoyama.

Para o recém-empossado presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Dr. Eduardo Yoshida, a realização desta cerimônia tão importante tem um profundo significado para a entidade a qual presidirá nos próximos 2 anos, quando dará continuidade na difusão da língua e da cultura japonesa.

– Gostaria de expressar minha imensa gratidão e alegria de participar desta cerimônia. Nós da Aliança Cultural Brasil-Japão também começaremos uma nova fase na qual terei a honra de presidir a tradicional entidade nipo-brasileira, com mais de 62 anos de história. Desejo sucesso e prosperidade ao novo imperador e imperatriz e ao povo japonês – saudou Yoshida.

A celebração contou com a apresentação do Quarteto do Fukuda Cello Ensemble, liderado pelo maestro Ricardo Fukuda que, ao lado dos irmãos Marcos e Miyuki Fukuda, se apresentou com o, então, príncipe Naruhito, e agora o novo imperador do Japão, em sua visita ao Brasil, no ano de 1982.

Confira fotos do evento:

 

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies