Projeto, apoiado pela ACBJ, realiza workshops sobre cultura japonesa na EE Major Arcy

O “Redescobrindo Japão” é um projeto que tem como objetivo oferecer uma disciplina eletiva na Escola Estadual Major Arcy, localizada na Vila Mariana, em São Paulo. O projeto é coordenado por Emi Imai, com apoio institucional das principais entidades da comunidade nipo-brasileira, dentre elas a Aliança Cultural Brasil-Japão.

Emi Imai é voluntária/coordenadora de eventos sobre a arte da cultura japonesa, acumulando experiência em diversos eventos do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), além da Comissão de Jovens do Bunkyo, Escoteiro Caramuru e da JCI Brasil-Japão, e coordenadora/representante dos eventos da Arte de Oshibana-e da professora Alice Midori Imai, pioneira que introduziu a técnica de Oshibana no Brasil.

A disciplina eletiva nasce da percepção de Emi, junto do professor Ronaldo Ornelas, de que a cultura e educação japonesa podem somar ao futuro dos alunos. Emi estudou na EE Major Arcy em 1975, após mudar-se com a família para o Brasil. Coincidentemente, o professor Ronaldo estava em busca de um palestrante da cultura japonesa e Emi convidou os alunos para participarem gratuitamente nos workshops de origami com a professora Mari Kanegae e de Oshibana-e com a professora Alice Midori Imai. Depois a própria Emi foi convidada pelo professor Ronaldo para realizar uma palestra sobre a arte da cultura japonesa na escola.

Em sua apresentação, Emi acrescentou conceitos de educação japonesa e explicou o conceito de omoiyari, dando como exemplo a construção de um painel de origami de tsuru branco com a arte de Oshibana-e às vítimas do desastre de Brumadinho. Também foi apresentada a história e origem do origami e a lenda do tsuru. O workshop teve uma repercussão positiva na escola e o diretor solicitou a continuação do projeto em 2020.

No entanto, com a chegada da pandemia do Covid-19, o projeto não pôde avançar, mas retornou este ano como uma disciplina eletiva da escola. A primeira edição do “Redescobrindo Japão” aconteceu entre 12/03 e 25/06. O projeto é composto por diversas aulas sobre temas como ikigai, dicas de segurança, história secreta dos ninjas, arte do kendô, arte da pipa, canção japonesa, mottainai, arte de shogi, origami, desenho em estilo mangá,  kirigami, feng shui e a arte do hiragana.

Além do apoio institucional, a Aliança participou com o workshop de kirigami com a professora Naomi Uezu e a palestra sobre a História dos Ninjas, ministrada por Carlos Fujinaga (diretor cultural da Aliança na época).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies