Ryuho Hamano apresenta palestra O Espírito da Caligrafia no Centro Cultural Aliança

IMG_3019

No dia 8 de agosto, o Centro Cultural Aliança recebeu a palestra O Espírito da Caligrafia, apresentada pelo grande artista de shodô japonês Ryuho Hamano.

O evento iniciou-se com as palavras do senhor Eduardo Yoshida, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, do senhor Masaru Susaki, diretor geral da Fundação Japão em São Paulo e do senhor Akira Kusunoki, cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo.

20190808_192637

O mestre Hamano interagiu bastante com o público presente que preencheu o Auditório Kunito Miyasaka. Mostrando alguns ideogramas e como escrevê-los, o artista perguntava o significado deles e apresentava alguns ideogramas que deram origem ao sistema de escrita japonês, hiragana.

Após responder às perguntas da plateia, Hamano fez uma performance na área externa do centro cultural em um tecido de 3 m x 2 m.

20190808_205202

Por fim, o artista presenteou a Aliança com sua arte escrevendo o nome completo da escola em kakejiku (rolo suspenso) e entregando a obra ao presidente Eduardo Yoshida.

O mestre atendeu às solicitações dos participantes e escreveu o ideograma com o pincel nas camisetas dos próprios participantes.

Com sua arte e a carga histórica e tradicional que o shodô carrega, Ryuho Hamano deseja passar a todos a mensagem de que a caligrafia e o poder das palavras podem transformar a Terra em um mundo melhor se as pessoas voltassem a dar valor à arte e ao espírito da caligrafia.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies