(Os Sete Deuses da Sorte)
Na verdade, a palavra japonesa shichifukujin é composta de três palavras: shichi = sete; fuku = sorte e jin = deuses. O Shichifukujin são sete deuses e figuras sagradas do Japão, China e Índia, usados em templos e santuários, onde as pessoas oram por uma longa vida, felicidade e sucesso nos negócios.
Três deles são da Índia (Daikokuten, Bishamonten e Benzaiten); três da China (Hotei, Jurojin e Fukurokuju), mas apenas um é de origem japonesa (Ebisu). Eles freqüentemente são representados, à bordo de em um navio do tesouro (takarabune).
O Sete Deuses da Felicidade são conhecidos por trazerem sucesso na carreira profissional e nos negócios, proporcionar segurança à família, atrair dinheiro e muita sorte; por isso podem ser encontrados, expostos em estabelecimentos comerciais e casas particulares.
Existem registros históricos de que na primeira metade do século XV, eram realizados em Kyoto, desfiles alegóricos tendo como tema os Sete Deuses da Sorte. Consta também que, ainda em Kyoto, os ladrões que roubassem um estabelecimento comercial, disfarçados desses deuses, recebiam um prêmio do seu proprietário, por lhe trazerem boa sorte.