Shikigami é um oni ou demônio, intimado a servir e proteger um Onmyoji (eram adivinhos da corte, no período Heian), e sua habilidade era definida pelas habilidades de seu mestre.
O shikigami podia assumir a forma de pequenos animais ou pássaros. Um shikigami de um poderoso Onmyoji pode possuir e manipular um animal, mas apenas um realmente poderoso pode possuir uma pessoa.
Quando um Onmyoji luta contra outro Onmyoji, ele enviava seu shikigami. Se o Onmyoji opositor avistava o shikigami, ele pode convertê-lo com seus poderes mágicos. Então, o shikigami convertido voltava, e atacava seu mestre original com força dobrada. Isso era chamado de shikigami gaeshi .
Abe-no-Seimei é conhecido como o mais poderoso Onmyoji da história. Lendas contam que ele tinha doze shikigami, embora um Onmyoji normal dificilmente pudesse ter dois shikigami ao mesmo tempo.
Onmyoji: a organização que eles pertenciam era chamada Onmyoryo. Suas responsabilidades iam desde uma simples tarefa, como manter o calendário atualizado, à trabalhos místicos, como adivinhações e proteção do palácio contra os espíritos malévolos).