“Tabi – A Jornada” realiza homenagem ao 110 Anos na Aliança Pinheiros

Danilo Tomic e Cris Miguel comandaram a incrível experiência marítima.

A distância de 9378 milhas náuticas entre o Japão e o Brasil foi percorrida em uma hora de espetáculo, realizado no dia 30 de junho, no auditório Kunito Miyasaka no Centro Cultural Aliança, em Pinheiros. Essa foi a sensação do público, ao embarcar junto com o personagem Kazuki no percurso realizado pelos primeiros imigrantes japoneses há 110 anos atrás, envolvidos pelo som do shakuhachi e de haicais.

IMG_0975

Foto: Aliança Cultural Brasil-Japão

A brilhante atuação dos artistas Danilo Tomic e Cris Miguel proporcionou uma experiência sensorial em forma de homenagem à comunidade japonesa pelo ano comemorativo de sua chegada ao Brasil.  O trajeto, que teve partida do porto de Kobe no Japão em direção ao porto de Santos no Brasil, passando pelo Oceano Índico até o Atlântico, contornando o cabo da Boa Esperança na África, foi guiado pelas indagações do personagem Kazuki, sobre como lidar com os mistérios da alma.

Incentivos para a trajetória como; “Escolha trilhar sua própria jornada”, “Uma única viagem começa com um único passo”, “A melhor parte da jornada é o próprio caminho” contextualizaram a narrativa da atriz Cris Miguel sobre os receios, os sonhos e a esperança que os primeiros imigrantes trouxeram no coração para um país tão distante e desconhecido.

Entre um ato e outro do espetáculo, o público foi guiado por Danilo Tomic ao som do shakuhachi, instrumento de sopro oriental que remetia às sensações,  seja de tontura por estar numa embarcação, agitação marítima ou seja de calmaria, para divagar entre os pensamentos do personagem.

No trajeto final ficou evidenciado o caminho que os imigrantes japoneses enfrentaram com coragem, questionamentos e determinação, até chegarem do outro lado do mundo. Kazuki, como tripulante da viagem, proporcionou doçura, reflexão e uma companhia agradável nesta bela homenagem.  A resposta para todas as pessoas a bordo desta experiência: “O amor é a alma das coisas, iluminando o novo horizonte”.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies