Torneio Beneficente de Golf marca comemoração dos 60 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão

O clima do Arujá Golf Clube no dia 02 de dezembro era de amizade e descontração, apesar de ser uma “competição”. Foi lá que aconteceu o Torneio Beneficente de Golf, realizado pela Aliança Cultural Brasil-Japão em parceria com o clube. O objetivo do evento, que reuniu cerca de 40 pessoas, era arrecadar recursos para as obras do Centro Cultural Aliança, em Pinheiros.

O Torneio marcou o aniversário de 60 anos da Aliança e teve o apoio dos jornais Nikkey Shimbun, Jornal São Paulo Shimbun e Jornal Nippak.

“Nosso intuito era criar um evento que marcasse os 60 anos da Aliança. Na verdade, tivemos diversas atividades e palestras para alunos ao longo de 2016 ligadas a essa data comemorativa porque, na simbologia japonesa, completar 60 anos representa o término de um ciclo e o começo de um novo”, explica o Dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança.

A instituição já promoveu três edições do Torneio de Beisebol infanto-juvenil, então a partir disso, surgiu a ideia de realizar um evento com outra atividade esportiva, mas, dessa vez, com um clima mais intimista, só para amigos. “O Torneio Beneficente de Golf não foi divulgado publicamente para as pessoas aderirem. A ideia era realizar uma reunião de pessoas conhecidas. Até por isso conseguimos organizar o evento de forma rápida, em apenas um mês”, conta Dr. Oshiro.

Diversos diretores da Aliança são golfistas, o que ajudou na decisão de optar por esse esporte. O sucesso do evento foi tanto que muitos já querem que ele aconteça regularmente. “Gostaria de agradecer ao presidente do Arujá Golf Clube, Mario Numada, por todo o empenho para a realização deste Torneio, por vestir a camisa e convidar seus associados”.

Inicialmente, o evento foi organizado para 30 pessoas, mas recebeu 38 entre homens e mulheres, fora os que contribuíram com a inscrição, mas não puderam comparecer.

“Não sabemos se daremos continuidade a esses torneios anualmente. Se houver, vamos melhorar alguns detalhes. Fiquei preocupado com o curto tempo que tínhamos para organizar e convidar as pessoas, mas foi ótimo”, comenta Eduardo Yoshida, vice-presidente da Aliança.

Terezinha Harumi Massuda Parente Dias, além de ter sido uma das organizadoras do Torneio, ganhou em primeiro lugar a competição feminina. “O primeiro objetivo deste evento é ser beneficente, mas não é só isso. É uma reunião de amigos que tem a finalidade de ajudar na construção da nova sede, que proporcionará um maior conhecimento dessa união Brasil-Japão”, explica.

Ao final da cerimônia de entrega dos prêmios, foi distribuído para cada participante um kit com informações do centro cultural. O diretor financeiro da Aliança e coordenador do evento, Milton Seiki Inoue, agradeceu a participação de todos os envolvidos: “Acredito que o evento tenha agradado a todos. Quem sabe, no futuro, possamos incluir esse Torneio no calendário do Arujá Golf Clube para que, pelo menos, anualmente realizemos esse encontro”.

O presidente do Arujá Golf Clube, Mario Numada, também comemorou a realização do evento: “Ficamos honrados de sediar esse Torneio como uma forma singela de contribuir para o término da construção da nova sede da Aliança e também de homenagear o seu 60º aniversário. Confesso que não tinha ideia da importância e grandeza dessa instituição, difundindo a cultura milenar entre os povos de diversas origens que a frequentam. Fiquei impressionado quando soube que dentre os quase dois mil alunos da escola de língua japonesa, mais de 30% não são de origem nipônica. Agradeço pela oportunidade de podermos contribuir através da realização deste evento. Em nome da diretoria do clube, parabenizamos aos inúmeros e incansáveis colaboradores que engrandeceram esta nobre instituição”.

O Conselheiro da Aliança Dr. Hideki Hirashima ressaltou a garra e força de vontade do vencedor na categoria masculina: “O senhor Shiro Watanabe ficou vários meses (quase um ano) na UTI, recentemente retornou ao golfe e hoje é o campeão, então ele merece nossas homenagens pelo espírito de competitividade”.

O ex-presidente da Aliança Jo Tatsumi contou que este não foi o primeiro evento realizado pela instituição com essa finalidade, mas nessas circunstâncias foi algo novo: “Com este Torneio, a Aliança se fortaleceu ainda mais para terminar os seus trabalhos. Esse e qualquer outro evento como uma sessão de música de Câmara, que sempre realizamos, ou então um grande conserto sinfônico, que também já fizemos, é para avivar a mentalidade artística do brasileiro, do nissei e também cultuar aqueles que, como o Guilherme de Almeida, se dedicaram para que isto viesse até os dias de hoje. Por tudo isso, só tem alegria”.

Para o diretor cultural da Aliança, Dr. Miguel Parentes Dias, o evento teve mais receptividade do que o esperado: “Havíamos pensado em 4 ou 5 mulheres participantes, mas recebemos 11. Dos homens, foram 27. Se tivéssemos trabalhado para realizar um Torneio para 40 pessoas, acredito que teríamos conseguido tranquilamente. A tendência é que aconteça uma segunda edição, talvez até um congraçamento anual de golfistas ligados à Aliança”.

Ninguém poderia imaginar que a ideia nascidaem um churrasco na casa do Hideki Hirashima poderia se transformar em um evento tão nobre e prazeroso, mas quem passou pelo Torneio Beneficente de Golf da Aliança não se esquecerá!

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies