Palavra • Daikokuten

(Deus da Fartura, dos Fazendeiros e da Cozinha)

 

O deus da fartura e dos fazendeiros, Daikoku é um ancião de estatura alta e rosto cheio, usando um capuz, que carrega uma grande sacola cheia de tesouros em seus ombros, e um pequeno martelo mágico na outra.

 

O martelo (uchide nokozuchi) equivale a cornucópia grega (literalmente o chifre da abundância). De acordo com o mitologia, quando o jovem Zeus (Júpiter) estava brincando com Amalthea (Amaltheia), a cabra que o havia criado, em uma caverna, na Ilha de Creta e lhe dado tudo que necessitava para sobreviver, ele acidentalmente quebrou um de seus chifres. Para corrigir seu ato, Zeus prometeu que, a partir daquele dia em diante, o chifre sempre seria cheio com todas as frutas que ela desejasse. Como tal, a cornucópia veio a simbolizar e espontânea profusão de presentes dos deuses). Com este martelo, ele oferece aos seus adeptos, a habilidade de construir, e com sua ajuda, pode-se construir qualquer coisa; um negócio, uma casa ou uma fortuna. Alguns dizem que moedas caem, quando ele balança seu bastão. Outros, que os desejos são concedidos, batendo três vezes no solo.

 

Ele é considerado o deus da fartura (mais especificamente da colheita) ou do lar (particularmente da cozinha, por também ser o provedor de alimentos). É associado ao rato, pois estes são encontrados onde há abundância de alimento.

 

Freqüentemente é representado junto de Ebisu, pois dizem que os dois são pai e filho.

 

Possuir a figura de Daikoku garante ascenção profissional e enriquecimento, ligado ao trabalho.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies