Gaki é um tipo de vampiro. Segundo o folclore japonês, quando uma pessoa morre, renasce como outra criatura, em outro mundo. Existem seis tipos de renascimento: como homem/mulher neste mundo; como um animal neste mundo; ascender ao Paraíso (Gokuraku); cair no inferno (Jigoku); como um shura, vivendo batalhas intermináveis ou renascer como um gaki.
Se a vida da pessoa for repleta de crimes, ela cairá no inferno. Mas se ela não deu valor e esbanjou muitos alimentos, ela renascerá como um gaki , em um mundo chamado gakido.
No gakido, o gaki sofre de fome e sede eterna. Existem pequenas porções de comida e água, mas ele continua faminto e sedento, pois nunca se sentirá satisfeito. Eles comem tudo o que puderem, até mesmo seus filhos. Esta é a punição para aqueles que desperdiçam preciosos alimentos.
Dizem que um gaki, às vezes, vaga por este mundo. Ainda que ele possa comer de tudo, ele prefere especialmente carne e sangue humano. Um gaki é considerado como um tipo de demônio que ataca túmulos e se alimenta de cadáveres, no corpo de um homem muito magro; apenas pele e ossos.