Palavra • Geografia

O Japão é formado por um conjunto de ilhas com o formato de um arco. Localiza-se à leste do Continente Asiático, entre o Mar do Japão e o Oceano Pacífico.

 

A hora padrão do Japão corresponde à do leste da Sibéria e à da Austrália, e está nove horas à frente de Londres GMT. Com área de 378.000 Km2, o Japão representa apenas 1/25 da área do Canadá.

 

Localizado em uma região de formação de montanhas, o país está sujeito a repetidos e violentos movimentos da crosta terrestre, causados pelas atividades sísmicas e vulcânicas. Na verdade, 76% da superfície territorial do Japão é montanhosa e pontilhada por colinas, com apenas 14% é formada por planícies.

 

O Japão possui 67 vulcões “vivos” (ativos ou latentes), muitos deles com bases de encostas com pouca inclinação, o Monte Fuji (3.776 metros acima do nível do mar). Eles representam um acentuado contraste com o cenário montanhoso primitivo dos Alpes Japoneses. Entre eles, o Asama, o Mihara, o Aso e o Sakurajima são particularmente ativos. O último deles, o Monte Sakurajima, tem entrado em erupção continuamente desde 1959, cobrindo com freqüência a cidade vizinha de Kagoshima com suas cinzas. A erupção de novembro de 1986 do Monte Mihara, localizado na pequena ilha de Oshima, a cerca de 100 quilômetros ao sul de Tokyo forçou a evacuação temporária da ilha. E o Monte Fuji, embora esteja dormente, é um vulcão do ponto de vis­ta geológico, e, portanto considerado capaz de entrar em erupção.

Tremores que registram até 8 pontos na Escala Richter de magnitude ocorrem à maioria das vezes no leito oceânico ao largo da costa do Pacífico, mas ocasionalmente atingem o interior do país, como no caso do Terremoto de Nobi, ocorrido em 1891. Atualmente existe um consenso considerando que a localização mais provável para um grande terremoto seria ao longo do leito oceânico nas vizinhanças da Baía de Suruga. Mas na realidade, a ocorrência de terremotos de magnitude entre 6 e 7 pontos é possível em qualquer ponto do Japão. Além disso, grandes terremotos no leito oceânico ocasionam geralmente os chama­dos tsunami, ou ondas de marés, que podem causar sérios danos a áreas costeiras.

 

Conforme mencionado, o Japão está passando por mudanças constantes, seja por causa de atividades vulcânicas ou sismológicas ou devido à erosão e à sedimentação provocadas pela alta taxa de chuvas. Como resultado, o país é rico em variedade como um jardim cuidadosamente preparado; mas, ao contrário de um jardim, ele está em contínua transformação.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies