Palavra • Inari

Inari é a deusa shinto da fertilidade, do arroz e das raposas. As raposas de Inari são completamente brancas e atuam como suas mensageiras. Inari geralmente é representado como um homem idoso, com uma longa barba, carregando um saco de arroz, seguido por duas raposas brancas, mas pode aparecer como uma mulher, carregando dois fardos de arroz ou montando uma raposa branca (myobu). Sempre há uma confusão em relação ao verdadeiro sexo de Inari; alguns vêem Inari como um homem, outros como uma mulher, isso varia de acordo com a região e suas crenças regionais.

 

 

Inari é uma deidade popular no Japão, com templos localizados por todo o país. O principal santuário é o Santuário Fushimi Inari, em Fushimi, uma divisão da cidade de Kyoto, no Japão, onde a estrada que leva ao santuário é marcada com centenas de torii vermelhos (mais de mil), sinalizando o caminho acima e abaixo da montanha.

          

 

Outro símbolo são as estátuas de raposas, que sempre são decoradas com um avental (maekaki) vermelho. Dizem que antigamente, as pessoas colocavam este avental vermelho nas estátuas, quando iam pedir proteção aos seus filhos, pois a cor vermelha desagrada e afugenta o deus do Sarampo e da Varíola e o deus do Azar.

                    

 

 

Essas estátuas freqüentemente eram confundidas como uma forma do próprio Inari. São feitas oferendas, no santuário, às mensageiras de Inari, as raposas, que incluem arroz, sake e outros alimentos, para acalmá-las e agradá-las. Mas acredita-se que o seu prato predileto seja o abura age (coalho de feijão frito), tanto que um tipo de sushi foi batizado em sua homenagem, o Inarizushi (saquinhos de abura-age, recheados com arroz de sushi e legumes). 

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media