Palavra • Karate

O karate se originou na China e foi desenvolvido e aperfeiçoado na ilha de Okinawa, no Japão. A palavra karate significa “mãos limpas”, pois sua prática não necessita de armas.

 

A principal característica do karate é o uso de três movimentos básicos: chutes, empurrões e golpes de braço. Além de ser muito eficaz na autodefesa, o karate é considerado uma modalidade de esporte competitivo.

O nível de habilidade é demonstrado pelas diferentes cores das faixas que são adquiridas, a partir da perfeita execução de exercícios pré-determinados (kata). Estes exercícios devem ser feitos com concentração e harmonia. A primeira faixa é a branca (heian shodan) e a última é a preta. Atualmente, o karate é dividido nos estilos: shotokan, wado-ryu, shorin-ryu, goju-ryu, shidokan e kyokushin.

 

Existem dois tipos básicos para a demonstração de karate:

Kata: um lutador ou um grupo demonstra sua habilidade em frente aos juízes. Precisão, técnica e postura são os critérios exigidos.

Kumite: um lutador fica entre outros dois lutadores, sendo que cada um não pode atingir o outro; que termine seu movimento exatamente antes de tocar o corpo do oponente.

 

Embora não existam documentos que determinem, de maneira exata, o surgimento do karate, acredita-se que este estilo de luta marcial foi disseminado na ilha de Okinawa e posteriormente por todo o país, devido às constantes proibições do uso de armas na ilha (a primeira no século XV, quando Okinawa foi unificada e a segunda em 1609, quando foi invadida pelo clã Shimazu, do feudo de Satsuma). Originalmente, o karate era praticado em sigilo. Foi apenas perto do final período Meiji (1868-1912) que sua prática foi permitida ao público em geral.

 

MANDAMENTOS DO KARATE (Dojo Kun)

 

Esforçar-se para formação do caráter – Hitotsu jinkaku kansei ni tsutomuru koto.

 

Fidelidade com o verdadeiro caminho da razão – Hitotsu makito no michi mamoru koto

 

Criar o intuito de esforço – Hitotsu doryoku no seishin o yashinau koto

 

Respeitar acima de tudo – Hitotsu reigi o omonzuru koto

 

Reprimir o espírito de agressão – Hitotsu Kekki no yu o imashimuru koto

 

 

 

 

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies