Palavra • Kitsune

 

No folclore japonês, kitsune (raposa) é um espírito com poderes mágicos de transformação, membro da classe mononoke, juntamente com o tanuki e o tengu. São conhecidas como trapaceiras, professoras e hábeis em magia. Acredita-se que qualquer kitsune consiga o poder de se transformar, quando alcança uma certa idade (em média aos 100 anos) e seus poderes aumentam com a idade. Kitsune freqüentemente é associado a deidade do arroz, conhecida como Inari. Originalmente, kitsune era a mensageira de Inari.

De acordo com a lenda, a kitsune ganha uma nova cauda adicional com o passar dos anos, chegando a possuir, no total, nove caudas. Essas raposas mágicas são chamadas kyuubi no kitsune (raposas de nove caudas). Dizem que cada cauda adicional representa mil anos da vida de uma raposa. 

 

Espíritos de kitsune são conhecidos por serem dotados com poderes incríveis, incluindo possessão, habilidade de cuspir fogo, aparecer em sonhos, criar ilusões e até mesmo dobrar o tempo e espaço ou enlouquecer uma pessoa.

Existem diversos tipos de kitsune, assim como o kitsune “fantasma” ou o kitsune celestial; geralmente são batizadas com nomes femininos, o que significa que kitsune pertence à raça feminina.

 

Mononoke ou youkai (aparições sobrenaturais, espíritos ou demônios) é uma classe de criaturas do folclore japonês que engloba desde o maléfico oni até o travesso kitsune. Eles geralmente são mais poderosos que os seres humanos e, por isso tendem a agir com arrogância em relação às pessoas vivas. Youkai também tem valores diferentes dos humanos, o que gera animosidade e conflitos. Geralmente são invulneráveis aos ataques humanos, mas podem ser derrotados pelos taijiya (exterminadores especializados de youkai) e monges budistas que possuem a benção de Buda.

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies