Palavra • Jomon

Período Jomon – Período Primitivo ao Século VIII d.c.

 

Até hoje ainda não foram encontradas conclusões definitivas sobre a origem do povo japonês.


Pesquisas mostram que o Arquipélago Japonês era habitado pelo homem, há mais de 10 mil anos, iniciando o período Jomon (13000 a.C to 300 a.C), que durou cerca de 8 mil anos. O período recebeu este nome devido à cerâmica manual, com decoração em relevo de desenhos entrelaçados e marcados com corda.

 

As pessoas desta época eram caçadores, pescadores e ceifadores que foram formando pequenas comunidades. Também começaram a utilizar objetos de barro. Eles não possuíam residência fixa, desconheciam a agricultura e, por isso migravam constantemente à procura de alimentos, vivendo da caça, pesca e colhendo o que era possível das plantas e árvores. Também ignoravam a técnica de fazer objetos de barro, mas conheciam o uso do fogo e de lanças para a caça, mas não do arco e da flecha.

 

Na idade da Pedra Polida (período neolítico), surgem os objetos de pedra polida e de barro. Eles começam a usar facas, machados, flechas e outros utensílios de corte, feitos de pedra. Também produziam recipientes de cerâmica para cozinhar e armazenar alimentos. Já usavam flechas com pontas de pedra e caçavam javalis e veados para sua alimentação. Catavam conchas nas praias, usavam arpões e anzóis, feitos com pedaços de ossos de animais. Para cozinhar ou guardar comidas empregam potes e vasos de barro. Além do uso prático, esses objetos serviam também para ornamentação. Os desenhos assumem feições exageradas, de tão elaboradosEsses vasos ou potes de argila denominam-se do estilo jomon.

 

Livraria Virtual

ACBJ日伯文化連盟(アリアンサ)

アリアンサ文化センター・ピニェイロス校 日本語、ポルトガル語、アート
サン・パウロ市ピニェイロス区デプタド・ラセルダ・フランコ通り328番
郵便番号- 05418-001  Tel:(11) 3031-5550
© Aliança Cultural Brasil Japão
Copyright © All Rights Reserved
日伯文化連盟
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies