10 de abril foi o Dia do Bentô! 🍱

“Hoje é dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 84

O dia 10 de abril possui duas datas comemorativas relacionadas ao bentō (muito conhecido no Brasil também como obentō), que são o Dia do Ekiben, e o dia do primeiro bentō do novo ano fiscal (ou letivo) japonês. A data foi definida, pois bentō se escreve 弁当 em ideogramas. O ideograma é parecido com o número 4, e “tô” tem o mesmo som de 10 em japonês (十), que pode ser lido como jyū ou . Há outra explicação, em que o ideograma parece uma combinação de 4 com 十 (10).

O bentō é a marmita japonesa individual. É um hábito muito comum entre os japoneses desde a infância. As crianças sempre ficam ansiosas pelo bentō preparado por suas mães em dias de eventos escolares, como a gincana ou excursões. Na adolescência, as meninas preparam um bentō especial para presentear o menino de que ela gosta, como se pode ver no Episódio 4 (Capítulo 7) do anime “March comes in like a lion”, disponível na Netflix.

Na fase adulta, os trabalhadores casados levam o “Aisai bentō” (愛妻弁当), literalmente o bentō feito pela esposa amada, para o seu almoço. Antigamente havia uma forte imagem de que o bentō caseiro era sempre feito pelas mulheres, mas, após a crise mundial de 2008, começou a se popularizar o termo “bentō danshi” (弁当男子, literalmente meninos que preparam o seu bentō), pois gradualmente os homens solteiros começaram a preparar suas marmitas para economizar dinheiro.

O Ekiben (駅弁) são os bentō comercializados nas estações, plataformas das ferrovias ou mesmo dentro dos trens durante a viagem. O primeiro registro de Ekiben é datado de 16 de julho de 1885, na estação Utsunomiya, na província de Tochigi. No início, a data comemorativa do Ekiben era em julho, mas posteriormente a data foi transferida para a atual data em abril, por ser um período de alta demanda de bentō nas ferrovias, além do fato de julho ser uma época quente, desfavorável para o comércio de bentō.

Cada região, ou mesmo cada estação do Japão, possue seus bentō exclusivos. Então existem fãs que viajam pelo Japão para conhecer os Ekiben de cada local ou estação. O mangá “Ekiben Hitoritabi” é um dos diversos mangás em que o protagonista viaja pelo Japão em busca dos Ekiben, sendo que os produtos apresentados na obra são todos reais, disponíveis nas estações na época da publicação.

A outra data comemorativa do dia é o Obentōhajime no Hi (お弁当始めの日), literalmente, o “dia do primeiro bentō do novo ano fiscal/letivo japonês”. O ano fiscal/letivo japonês se inicia no dia 1º de abril. Então, por volta de 10 de abril, é o momento que os novos alunos e funcionários começam a se estabilizar no seu dia a dia e começam a preparar o seu bentō. A data foi solicitada pela empresa Nichirei Foods, que trabalha com produtos congelados ou semiprontos, para ajudar a vida das pessoas que fazem o seu bentō.

Existem diversos tipos de bentō, dentre eles alguns padrões muito famosos, consagrados no Japão. Apresentamos aqui o “Hinomaru bentō” (日の丸弁当), o bentō em forma da bandeira do Japão. É uma das formas mais simples de bentō, que contém arroz e apenas uma unidade de umeboshi (ameixa em conserva, com sabor ácido e salgado), exatamente no formato da bandeira japonesa.

O “Makunouchi bentō” (幕の内弁当) é outro clássico, que consiste em arroz com diversos okazu (misturas) e era originalmente consumido durante as peças teatrais do período Edo. O “Shokadō bentō” (松花堂弁当) é um bentō luxuoso, uma versão simplificada do banquete “Kaiseki” (banquete em que são servidos vários pratos em diversas porções), que atualmente vem numa caixa dividida em quatro partes em seu interior.

As lojas de conveniência oferecem uma variedade fantástica de bentō. Porém, está intimamente ligada com o problema do Food-loss, ou o desperdício de alimentos. Isso acontece porque todo o bentō (e alimentos em geral) não comercializado dentro do prazo de validade, acaba indo para o lixo.

Como outras formas de bentō, existem o “Kyaraben”, que são os bentō com formatos de personagens de desenhos, o que faz a alegria das crianças. Já o “Rokeben” (ロケ弁, location bentō) é a alimentação fornecida para atores, personalidades, equipe de filmagem e produção e figurantes durante a produção de um filme ou programa de televisão. Sugerimos o Episódio 5 de “Samurai Gourmet” (Netflix) para saber mais.

O Movimento Água no Feijão, liderado pela Chef Telma Shiraishi e realizado em parceria com as principais entidades da Comunidade Nipo-brasileira (entre as quais faz parte a Aliança Cultural Brasil-Japão), nasceu para levar alimento e cuidado para as pessoas que mais precisam, neste contexto de pandemia. Coincidentemente, a primeira reunião deste movimento foi realizado no dia 10 de abril de 2020, Dia do Bentō, completando um ano de atividades. Veja mais sobre o projeto e doe uma marmita pelo site: www.aguanofeijao.org.br

Durante a pandemia, os restaurantes precisaram se reinventar para se manter em atividade. No Japão, a forte cultura de entrega de alimentos, conhecida como “Demae” (出前), facilitou este processo de transição, pois os restaurantes já possuíam técnicas para manter o sabor dos pratos, mesmo este sendo consumido algum tempo após o preparo. No Brasil, os restaurantes japoneses passaram a buscar alternativas como o bentō, para delivery. O “bentobox” da Chef Telma Shiraishi é uma das novidades que surgiram neste momento de “stay home”.

Finalizamos com uma informação que pode ser útil, ou nem tanto. Se você já comeu bentō, deve ter reparado naquela folha de plástico, utilizada para separar os alimentos. O nome daquele objeto é “Baran” (バラン), uma imitação do vegetal Aspidistra elatior, chamado no Japão de “Haran” (ハラン).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies