Cursos

Curso de Shodô – 2º Semestre

Inscrições abertas para o curso de shodô da Aliança! Shodô é a caligrafia oriental transformada em arte. No Japão a prática continua muito viva atualmente, sendo introduzida principalmente no…

ver mais [+]

Umeboshi

Umeboshi é uma ameixa japonesa salgada e ácida, apesar de ser um parente mais próximo do damasco. A Umeboshi é a combinação perfeita de yin e yang, os dois…

ver mais [+]

Ebisu

(Deus dos Pescadores, Agricultores de Arroz, Boa Sorte e do Comércio)   O sorridente e barbado Ebisu é um pescador, usando um gorro pontudo, com uma vara de pescar em uma mão, e um grande…

ver mais [+]

Jichinsai

(Ritual para acalmar o espírito da terra)   Os japoneses realizam a cerimônia do Jichinsai para acalmar o espírito da terra, quando se contrói um novo edifício ou outras instalações como…

ver mais [+]

Hariko Inu

(Cão Hariko)       Aparentemente, os cães parecem não ter muita dificuldade em dar à luz. Por isso, esse amuleto é conhecido por trazer sorte no parto. O hariko inu também oferece…

ver mais [+]

Zabuton

(Almofada/travesseiro) Zabuton são almofadas, ou travesseiros em estilo japonês, usados para sentar no tatami.  De formato quadrado, recheados com algodão, eles são do tamanho adequado…

ver mais [+]

Yuki Matsuri

(Festival da Neve)   Comemorada de 5 a 11 de fevereiro, é uma festa típica da cidade de Sapporo (Hokkaido).   A tradição originou-se no inverno de 1950, quando seis pequenas estatuetas…

ver mais [+]

Dança Japonesa

Nihon No Odori  As danças tradicionais japonesas mais conhecidas são: kabuki buyo, kamigata-mai, ryukyu buyo, shishi-mai e sarugaku.   A dança tradicional japonesa inclui vários…

ver mais [+]

Shishi

(Cão ou leão japonês)     Shishi é traduzido como “leão”, mas também pode se referir a cão, com poderes mágicos e a capacidade de repelir espíritos maléficos. Um par de…

ver mais [+]

Hamaya

Literalmente “flecha que destrói maldade”. É colocada em uma casa como um amuleto de proteção para afastar ou sugar o azar. Acredita-se que essa flecha serve para diversos propósitos,…

ver mais [+]

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies