10 de Julho – Dia do Ultraman

10 de julho é o Dia do Ultraman.

Ultraman é um super-herói japonês, que nunca fica de fora das listas de personagens mais populares do Japão.

A franquia dos “Gigantes da Luz” completa 54 anos e ainda continua produzindo novas séries na televisão. Isso possibilita que os avós acompanhem as séries atuais com olhar de nostalgia, junto com seus filhos, netos e até bisnetos.

Algumas séries foram exibidas no Brasil em diversas épocas, criando uma legião de fãs por aqui também. Atualmente a adaptação para o mangá (com conceitos distintos aos da série original) é publicada no Brasil pela Editora JBC, e até ganhou um seriado na Netflix em 2019, com a segunda temporada já anunciada para 2020.

Desde 2018, o show “ao vivo” realizado durante o Anime Friends tem feito grande sucesso, conquistando até mesmo o público que não conhece a franquia, graças às lutas dinâmicas e aos efeitos especiais do telão.

O Ultraman original foi criado por Eiji Tsuburaya, que é conhecido como o “Deus do Tokusatsu (estilo japonês de efeitos especiais)”. Ele já havia sido o responsável pelos efeitos especiais do aclamado filme Gojira (Godzila original), exibido nos cinemas japoneses em 1954.

O dia 10 de julho foi escolhido para ser o “Dia do Ultraman”, pois foi o dia em que o Ultraman apareceu na televisão japonesa pela primeira vez em 1966, num programa especial que a produtora Tsuburaya preparou para promover a série que iniciou na semana seguinte.

É possível acompanhar algumas séries clássicas e a série mais recente (Ultraman Z) no canal de YouTube oficial da produtora Tsuburaya. É uma excelente oportunidade para os fãs treinarem o japonês, pois o Ultraman Z vem com legenda oficial em português, liberada alguns dias depois da exibição original.

Curiosidade: Ultraman Z acabou de chegar ao planeta Terra. Então ele ainda se embanana com a língua japonesa. Principalmente no uso do keigo (maneira mais formal do idioma japonês).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies