1º de setembro é o Dia da Prevenção Contra Desastres!

Por volta das 11h58min do dia 1º de setembro de 1923, aconteceu o Grande Terremoto de Kantō (関東大震災, Kantō daishinsai) afetando a região de Kantō (Tóquio + províncias de Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba e Kanagawa), além de províncias próximas como Shizuoka, Yamanashi e Nagano.

O Kantō daishinsai acabou se tornando o terremoto com maior número de mortos e desaparecidos em decorrência de sismo do Japão desde a Era Meiji, vitimando 105.385 pessoas (número elevado posteriormente para aproximadamente 140 mil pessoas). É o terremoto retratado no filme “Vidas ao Vento” (Kaze Tachinu), de Hayao Miyazaki.

O terremoto teve magnitude entre 7.9 e 8.3 na escala Richter e cerca de 90% das mortes aconteceram em decorrência dos incêndios causados pelo tremor. (O Grande Terremoto do Leste Japonês, de 2011, registrou 22.199 vítimas fatais, sendo o segundo maior desastre da História recente do Japão.)

Nas catástrofes que os japoneses chamam de daishinsai (大震災, grandes catástrofes causados por terremoto), geralmente existe alguma outra causa para o aumento do número de mortes, como o incêndio citado acima em Kantō (1923), esmagamento ou asfixia causado pelos móveis domésticos em Kobe (1995), ou afogamento pelo tsunami no leste japonês (2011).

As forças da natureza, muitas vezes, são incontroláveis. Mesmo assim, é possível aprender lições com as catástrofes para salvar muitas vidas no futuro. Assim, desde 1960, foi estabelecido o 防災の日 (Bōsai no Hi, leia-se bousai), ou o Dia da Prevenção Contra Desastres, para lembrar e incentivar que as pessoas sempre estejam preparadas para os desastres naturais.

Esta data foi definida em reunião ministerial, um ano após o Japão sofrer como o Tufão Vera (伊勢湾台風, ou Isewan Taifū, para os japoneses), em setembro de 1959. O Vera é considerado um dos tufões mais mortais do mundo. Já em 1961, foi estabelecido o 災害対策基本法 (Saigai Taisaku Kihonhō, ou diretrizes básicas para contenção de desastres naturais, em tradução livre), também como consequência do Vera. Naoki Urasawa, mangaká criador de Monster, 20th Century Boys e Pluto, aborda sobre o Tufão Vera em sua mais recente obra: “Asadora!”.

A semana do dia 1º de setembro é conhecida como bōsai shuukan (防災週間, semana de prevenção contra desastres), sendo realizados diversas palestras, cursos, treinamentos, eventos e visitas guiadas sobre o bōsai, voltado para crianças e adultos.

Para a imagem deste texto, escolhemos uma foto do bairro de Asakusa, com destaque ao Ryōunkaku, uma torre construída na Era Meiji, para proporcionar uma vista panorâmica da cidade para seus usuários. Foram construídas duas torres Ryōankaku. Uma em Osaka (9 andares, 39 metros, concluído em 1889), e outra em Tóquio (12 andares, 52 metros, em 1890). Ambas não existem mais. A torre de Tóquio foi destruída após sofrer danos graves com o terremoto de 1923.

No Japão todo existem mais de 150 instituições chamadas de 体験型防災センター (Taikengata Bōsai Center) ou 防災体験施設 (Bousai Taiken Shisetsu). Nestes centros, o visitante pode passar por simulações de desastres, desde terremotos, até incêndios, tufões ou inundações, para se conscientizar do perigo. Em geral, são gratuitos, e tem se popularizado como um local para aprender sobre os desastres de uma forma atraente.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies