24 de agosto é o Dia do Dressing!

Dressing” (ドレッシング) é o molho para salada. Para entender por que esta data foi escolhida como o Dia do Dressing, é necessário dar um spoiler, sobre o artigo da semana que vem. Verduras, legumes, hortaliças em japonês é yasai. Ya = yattsu = 8; sa = san = 3; e i = ichi = 1. Logo, dia 31 de agosto é o Dia do Yasai.

O dressing é algo que colocamos por cima da salada. Então, o dia 24 de agosto, que é o dia que está acima do Dia do Yasai, quando vemos o calendário, acabou se tornando o dia do molho de salada.

Além disso, “colocar (o molho) por cima do yasai” em japonês é 野菜にかける (yasai ni kakeru). O verbo kakeru, além de significar “colocar por cima” ou “cobrir”, pode ser o verbo “multiplicar”. Já explicamos acima que yasai pode ser escrito como 831, num trocadilho numérico. Se multiplicarmos tais números, 8 x 3 x 1 = 24. Então, dia 24 de agosto.

A data foi estabelecida em 2016, por indicação da empresa japonesa Kenko, fabricante de maionese e molhos do tipo “dressing”. Em 2019, foi criado o mascote どれしぃ(Doreshii), que está na arte, ao lado da salada.

Segundo o site da empresa, o primeiro dressing que surgiu no Japão foi a maionese (diferente da maionese que conhecemos por aqui), lançada em 1925. Já os produtos japoneses realmente nomeados como “dressing”, surgiram por volta de 1958. Desde então, muitas marcas passaram a produzir o dressing, gerando uma grande variedade.

Se no ocidente temos dressing como “Blue Cheese”, “French”, “Ranch” ou “Thousand Island”, a variedade japonesa é conhecida como wafu dressing (和風ドレッシング). Entre os ingredientes, são utilizados a alga nori, folha de shisô, gengibre ralado, umeboshi, wasabi, além de cítricos como o yuzu.

Segundo o chef britânico Paul Gayler, os principais wafu dressing seriam: o de gergelim, o de yuzu e o de wasabi com gengibre. O dressing de gergelim, chamado de “goma dressing” (ごまドレッシング), é a nossa sugestão, para quem tiver oportunidade de provar.

Saiba mais sobre as variedades e a história do dressing no site exclusivo da empresa Kewpie, conhecida pela sua maionese, mas também líder no mercado de dressing: www.kewpie.co.jp/dressing.

Mas se você gosta de se aventurar na cozinha, que tal tentar fazer o seu próprio dressing? Há muitas famílias que o preparam em suas próprias casas. Experimente buscar o seu dressing preferido em sites de receita como Cookpad ou Kurashiru.

 

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies