27 de julho é o Dia da Melancia no Japão!

A escolha desta data para a melancia vem de um goroawase (trocadilho numérico), pois 7 pode ser lido como “nana”, e 2 pode ser lido como “tsu” (two, do inglês). Então, o dia 27 de julho seria: natsu (72) no tsuna (27), ou, a “corda do verão”. O inventor desta data enxergou o formato de cordas nas listras verde-escuro da fruta, e escolheu o dia.

A melancia é uma fruta muito consumida pelos japoneses no verão, para ajudar a superar a estação quente e úmida. Antigamente costumava-se colocar uma pitada de sal na melancia, para realçar o gosto adocicado da fruta por meio do contraste. Nos dias atuais, isso parece não ser tão comum. Talvez porque a qualidade da melancia tenha sido constantemente melhorada, tornando a fruta naturalmente mais doce.

No verão, pratica-se muito a brincadeira do suikawari (スイカ割り). O jogador tem seus olhos vendados, se situa numa distância de 9m15cm (segundo regulamento oficial da Japan Suika-Wari Association) e deve acertar a melancia em cheio, quebrando-a. O jogador que quebrar a melancia da forma mais bonita, ganha. É o equivalente à brincadeira piñata (ou pichorra) do México, ou o quebra-pote, da região nordeste do Brasil. Porém, como se trata de comida, recomenda-se consumir toda a fruta, sem desperdiçá-la.

No Brasil, utilizamos a expressão “pendurar uma melancia no pescoço” quando falamos de pessoas que gostam de aparecer. Em japonês, podemos chamar os “aparecidos” de 目立ちたがり (medachitagari) ou 目立ちたがり屋 (medachitagariya).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Aliança Cultural Brasil-Japão
Unidade Vergueiro
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Vergueiro, 727 - 4º andar
Liberdade - 01504-001
São Paulo - Tel.: (11) 3209-6630
Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media