28 de agosto é o Dia do Violino no Japão!

No dia 28 de agosto de 1880, Sadajirō Matsunaga, um artesão de shamisen (instrumento de cordas japonês) de Fukagawa, Tóquio, construiu o primeiro violino produzido no Japão. Em homenagem a este fato, a data passou a ser conhecida como o Dia do Violino no Japão.

Luís Fróis foi um missionário português que viveu no Japão durante a segunda metade do século XVI, sendo próximo de Nobunaga Oda. Em seu registro Nihonshi (日本史, Historia de Japam) consta que o instrumento “viola da braccio” já havia sido transmitido às terras nipônicas naquele século.

Na Era Meiji (desde 1868), o violino foi se difundindo gradativamente por meio de professores estrangeiros, sobretudo alemães.

Em 1887, Masakichi Suzuki, também um artesão de shamisen, teve contato com o violino produzido por Matsunaga e começou a produzir o seu instrumento, de forma autodidata. Em 1890, montou uma fábrica em Nagoia. Passou a ter reconhecimento internacional durante o começo do século XX. Durante a Primeira Guerra Mundial, diversos países do mundo passaram a encomendar violinos para Suzuki, devido à interrupção da produção na Alemanha. Em 1930, fundou a empresa Suzuki Violin.

Após a Segunda Guerra Mundial, seu filho, Shinichi Suzuki, criou o Talent Education Research Institute (才能教育研究会) para aplicar o Método Suzuki (スズキメソッド) de educação musical, uma proposta pedagógica baseada no princípio de que a música pode ser aprendida da mesma forma que a aquisição da língua materna.

O ensino de Roberta Guaspari, violinista e educadora musical vivida por Meryl Streep no filme “Música do Coração” (1999), foi baseado no Método Suzuki.

Takeshi Kobayashi, discípulo de Shinichi, foi radicado na Venezuela e influenciou o “El Sistema”, um sistema de educação musical pública, com acesso gratuito e livre para crianças e jovens adultos de todas as camadas sociais.

Naho (na foto deste texto) é uma violinista japonesa, atualmente residente no Brasil, que já se apresentou nos principais eventos da comunidade nipo-brasileira, como o Festival do Japão e o Sakura Matsuri (São Roque). No Japão, ela participa do El Sistema Japan. O programa educacional musical nascido na Venezuela “retornou” ao Japão para um projeto para oferecer cuidados a crianças que foram afetadas pelo Grande Terremoto do Leste do Japão.

Quando falamos de violino, não podemos deixar de mencionar o Estradivário (ou Stradivarius), um dos instrumentos mais cobiçados do mundo, inclusive por violinistas japoneses. Atualmente estima-se que estão em circulação 500 a 600 instrumentos construídos pelos Stradivari.

Um destes, apelidado de “Jupiter, ex-Goding”, de 1722, pertence à Nippon Music Foundation (日本音楽財団), sendo utilizado por Ryu Goto. O renomado jovem violonista esteve no Brasil em 2015 a convite da Fundação Japão na ocasião dos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação entre Japão e Brasil.

Para quem quiser ler mangás ou assistir animes sobre violinos, algumas sugestões são: “Sussurros do Coração” (耳をすませば, Mimiwo sumaseba), filme escrito (mas não dirigido) por Hayao Miyazaki (Estúdio Ghibli) que tem uma versão live-action em produção; “Shigatsu wa Kimi no Uso” (四月は君の嘘, Your Lie in April), mangá publicado no Brasil pela Panini; e “Ao no orchestra” (青のオーケストラ), web comic publicado no aplicativo MangaONE ou no site Ura Sunday (裏サンデー).

 

Créditos da foto: Naho Nakatani

Instagram: @naho_nakatani

 

Links:

http://www.suzukiviolin.co.jp
https://www.suzukimethod.or.jp
https://www.elsistemajapan.org
https://urasunday.com/title/288

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies