3 de setembro é Aniversário do Doraemon!

O Doraemon é um dos personagens mais populares do Japão. Foi criado por Fujiko・F・Fujio, nome artístico do mangaká Hiroshi Fujimoto, na época em que trabalhava em parceria com Motoo Abiko

Ele é um Nekogata Robot (robô com forma baseada num gato) que veio do futuro para ajudar Nobita, um garoto da quarta série do primário (equivalente ao quarto ano do Ensino Fundamental) que não se dá bem nem nos estudos, nem nos esportes, e sofre ijime (bullying).

Na ficção, Doraemon nasceu no dia 3 de setembro de 2112. Sua estatura é de 129,3 cm. Peso: 129,3 kg. O BCQ (medidas de busto, cintura e quadril) é 129,3 cm nas três medidas. A potência do robô-gato é de 129,3 cavalos.  

Este número mágico foi escolhido pois 129,3 seria a estatura média de crianças da 4ª série, na época de lançamento do mangá (1969). O autor teve o cuidado de definir a estatura do personagem para ser mais baixa que a de Nobita, para nunca olhar o garoto de cima para baixo. Sempre conversar de igual para igual. 

Vamos apresentar três características do Doraemon:

a) a grande característica do Doraemon são seus himitsu dōgu (ひみつ道具), ou os gadgets secretos que ele trouxe do futuro. Os mais famosos são a máquina do tempo (タイムマシン), uma hélice portátil para colocar na cabeça e voar (タケコプター), e uma porta que permite teletransporte (どこでもドア).

b) o Doraemon guarda todos os himitsu dōgu no bolso em forma de meia lua, que fica na sua barriga. Esse bolso é o Yojigen Pocket (4次元ポケット), ou o bolso quadridimensional. O crítico de mangá Yoshihiro Yonezawa compara o bolso do Doraemon à bolsa mágica amarela, do Gato Félix, no aspecto de que pode tirar o gadget que quiser, na hora que quiser. Mas o Yojigen Pocket não se transforma em nada.

c) a comida preferida do Doraemon é o dorayaki. Uma espécie de doce que lembra um sanduíche recheado com doce de feijão (azuki). No Brasil, há uma variação deste doce com recheio de creme. 

No ano de 2018, o município de Suzano-SP virou foco de atenção entre os jogadores do aplicativo “Pokémon Go”, bem como dos fãs da franquia como um todo, pois, misteriosamente, começaram a surgir estátuas de Pikachu e companhia na Praça dos Expedicionários e em outros pontos da cidade. 

Um fato um pouco menos conhecido é que naquele mesmo ano foi instalada também uma estátua do Doraemon, em frente ao ginásio poliesportivo Arena Suzano, provavelmente feito pelo(s) mesmo(s) autor(es), que permanece(m) no anonimato. 

Pokémon e Doraemon, ou ainda Kumamon (mascote da província de Kumamoto) são personagens muito queridos em todo o Japão. Mas, apesar de terem nomes parecidos, a etimologia é diferente, um do outro. Pokémon é abreviação de “Pocket Monster”. O “-emon”, de Doraemon é um sufixo comum em nomes japoneses antigos. Já o “mon” de Kumamon, significa “mono”, que seria “pessoa de algo ou de algum lugar”. Então, Kumamon seria “uma pessoa de Kumamoto”. 

O anime de Doraemon se iniciou na década de 1970, e já passou dos 2000 episódios e conta com 40 filmes. No Brasil, foi exibido pela extinta TV Manchete na década de 1990. Posteriormente, a Sato Company trouxe o anime à Netflix em 2014, e à Rede Bandeirantes, em 2019. Veja no link a seguir, tema de abertura da versão brasileira “Sonhos de Algodão”(“Yumewokanaete Doraemon”, no original), interpretado pela atriz Jacqueline Sato: https://youtu.be/iAsxYtuw3bg

Veja também uma série de comerciais de TV da empresa Toyota, que mostra a vida de Nobita e seus amigos com 30 anos de idade, e ele tentando tirar sua carta de motorista. O comercial teve grande repercussão, não apenas por reunir atores japoneses famosos para interpretar os personagens, mas também pela participação do ator francês Jean Reno, e o atleta medalhista olímpico Kohei Uchimura. Busque por “Toyota Doraemon” no YouTube.

Há muitos locais turísticos ligados ao Doraemon. Destacamos o Fujiko F Fujio Museum, em Kawasaki, província de Kanagawa, e as diversas atrações da cidade de Takaoka, na província de Toyama.

O Doraemon veio do futuro, do século 22. Porém, muitos dos himitsu dōgu imaginados no século passado pelo autor, já se tornaram realidade. Vários cientistas dizem que foram influenciados pelo Doraemon. Será que um dia teremos uma máquina do tempo ou uma porta para teletransporte?

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies