30 de julho é o Dia do Umeboshi!

O umeboshi (梅干し) é a conserva de umê (ameixa), conhecida pelo sabor azedo/ácido (すっぱい / suppai). É considerado um alimento saudável, desde que consumido com moderação. Há um provérbio que diz: “Umeboshi wo taberuto nanga saru” (梅干しを食べると難が去る), que seria algo como “Quem come umeboshi, os males espanta”.

Esta data é um goroawase (trocadilho numérico) de “nanga saru” (os males vão embora), pois nan = nana = 7, sa = san = 3 e convencionou-se transformar o ru em 0. A data foi definida em 2004, após solicitação de uma fazenda da municipalidade de Minabe (みなべ町), da província de Wakayama (和歌山県).

A província de Wakayama, sobretudo a região de Kishū (紀州), é conhecida como grande produtora de umê, sendo Minabe a cidade com a maior produção. Minabe também é a terra onde nasceu a espécie Nankō Ume (ou nankōbai, 南高梅), considerada uma das melhores do Japão.

Existe um bentō (弁当, marmita) chamado Hinomaru Bentō (日の丸弁当). Trata-se de uma marmita preenchida apenas com arroz, adicionando uma única unidade de umeboshi no meio. Hinomaru é o nome dado à bandeira do Japão. O bentō recebeu este nome pela semelhança com a bandeira.

No mangá Dr. Slump (do mesmo autor de Dragon Ball, disponível no Brasil pelo selo Planet Mangá da Panini), existe um personagem secundário que é uma paródia do Superman. É o Suppaman, que se transforma ao comer um umeboshi (梅干し食べてスッパマン / Umeboshi tabete Suppaman).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies