Alegria marca encontro entre jovens alunos da Universidade de Toukai e da Aliança

Brasileiros e japoneses participaram de intercâmbio no Centro Cultural Aliança, em Pinheiros

IMG_1419

Sob a liderança de Tainã Onuki, professora de língua japonesa da Aliança Cultural Brasil-Japão, o Prof. Daisuke Onuki e seus alunos da Universidade de Toukai, localizada em Kanagawa, no Japão, visitaram o Centro Cultural Aliança, na noite desta segunda-feira, dia 27 de agosto.

Recepcionados pela professora Alice Tsuchiya, Coordenadora Geral de Ensino, e pelo Diretor Cultural, Dr. Sedi Hirano, este que saudou os alunos em nome da diretoria, os estudantes seguiram para o auditório Kunito Miyasaka e assistiram à breve apresentação sobre a Aliança, conduzida por Cláudia Nakazato e, posteriormente, se apresentarem aos alunos brasileiros.

Na ocasião, os 12 estudantes japoneses, com idade média de 20 anos, se beneficiaram da tradução simultânea, feita pelo intérprete e diretor da Aliança, Carlos Fujinaga.

Ao final, os jovens estudantes fizeram auto apresentação em português e o destaque ficou para Wachi Ikumi, que falou sobre a existência de um grupo, no Japão, que atua na integração entre japoneses e estrangeiros, em especial os brasileiros.

– Fazemos parte de um grupo, no Japão, chamado “Beijo Me Liga”, que promove eventos para japoneses e brasileiros, como forma de integrar os estrangeiros em nosso país – explicou Wachi.

O professor Onuki contou que existem cerca de 200 pessoas no grupo que, recentemente, realizou um grande evento em um cenário composto pelo Monte Fuji e árvores cheias de flores de cerejeira. Um verdadeiro cartão postal!

Apesar de os japoneses serem vistos como pessoas introvertidas, de um modo geral, os estudantes da Universidade de Toukai chamaram a atenção pelo modo divertido como se portaram, desde que chegaram ao Centro Cultural Aliança.

Para o professor Onuki, a beleza da integração entre as culturas brasileira e japonesa está nas diferenças entre elas que, no fim, acabam se completando de forma positiva para ambos os povos.

– Meus alunos são assim por causa do trabalho com a comunidade brasileira do Japão. Já que são japoneses e tem uma certa organização e disciplina, aprendendo a parte humana com o Brasil faz com que se tornem pessoas mais interessantes – explicou Onuki, que acrescentou:

– Essa que é a beleza do intercâmbio entre Japão e Brasil porque são duas culturas opostas, então um tem muito a aprender com o outro.

Logo após o ato no auditório, os visitantes percorreram toda a unidade de Pinheiros e, ao final, foram presenteados com kits personalizados da Aliança Cultural, na biblioteca.

Na sequência, os alunos da Toukai e da Aliança trocaram experiências e conversaram sobre assuntos do cotidiano e outros, promovendo um animado intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, num clima alegre e divertido.

Para finalizar o encontro com maior integração, os japoneses se dividiram em pequenos grupos e acompanharam a aula de língua japonesa, sob o comando das professoras Hiromi Toyama, Jaqueline Martins e Tainã Onuki, durante cerca de 30 minutos.

– Fiquei super feliz de ver minha filha trabalhar, foi a primeira vez que a vi dando aula, é bonito. Os alunos gostaram da aula e também interagiram com os outros, foi bem legal – finalizou.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies