Palavra • Amaterasu – Versão 1

 

 

Para entender porque Amaterasu Omikami é objeto de tamanha devoção, deve-se pesquisar suas origens. Existem diversas versões da história de sua criação.

 

 

 

Uma relata que os dois deuses criadores, Izanagi no Mikoto (Homem que convida) e Izanami no Mikoto (Mulher que convida), descendentes diretos dos céus, e que juntos produziram várias ilhas do Japão, além de montanhas, rios e mares que o cercam. Então eles se comprometeram com a sua maior obra: gerar uma grande deidade que pudesse governar sobre todos esse domínios.

 

Primeiro, eles procriaram Amaterasu Omikami, cujo resplendor brilhava nas seis direções (norte, sul, leste, oeste, acima e abaixo). Os divinos pais estavam tão encantados com esta criança que, imediatamente a enviaram aos céus e a fixaram lá para que governasse sobre tudo que ela pudesse enxergar. Depois, Izanami e Izanagi criaram Tsukiyomi no Mikoto, o Deus da Lua, que eles também enviaram aos céus e designaram como o consorte celestial de Amaterasu, para governar junto com ela. Em seguida, os deuses criadores geraram uma “Criança Parasita”, que no entanto surgiu tão mal feito e deformado, que eles, com grande pesar, colocaram em um bote e abandonaram-o ao vento. Por último, Izanami e Izanagi procriaram Susanoo -no-mikoto, o Deus da Tempestade, a quem eles inicialmente deram o domínio sobre os mares, mas depois o enviaram para baixo para governar Yomi, o submundo das trevas.

 

Entre outras coisas, este mito deixa claro a supremacia de Amaterasu, desde seu nascimento, de maneira a refletir sobre a inquestionável moral e superioridade espiritual sobre seus irmãos e irmãs.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media