Conheça Os Sete Deuses da Sorte!

Você já deve ter ouvido falar sobre 𝓞𝓼 𝓢𝓮𝓽𝓮 𝓓𝓮𝓾𝓼𝓮𝓼 𝓭𝓪 𝓢𝓸𝓻𝓽𝓮, mas talvez não saiba muita coisa sobre eles. Por isso, hoje começamos uma série de posts em que falaremos um pouco sobre cada um dos deuses para aguçar a sua curiosidade.

𝓞𝓼 𝓢𝓮𝓽𝓮 𝓓𝓮𝓾𝓼𝓮𝓼 𝓭𝓪 𝓢𝓸𝓻𝓽𝓮 são:
✨ 𝔼𝕓𝕚𝕤𝕦: o deus da pescaria e do comércio;
✨ 𝔹𝕚𝕤𝕙𝕒𝕞𝕠𝕟𝕥𝕖𝕟: o deus da guerra;
✨ 𝔽𝕦𝕜𝕦𝕣𝕠𝕜𝕦𝕛𝕦: o deus da felicidade, prosperidade e vida longa;
✨ ℍ𝕠𝕥𝕖𝕚: o deus da benevolência;
✨ 𝔹𝕖𝕟𝕫𝕒𝕚𝕥𝕖𝕟: a deusa das artes;
✨ 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟: o deus da fortuna;
✨ 𝕁𝕦𝕣𝕠𝕦𝕛𝕚𝕟: o deus da sabedoria.

𝔼𝕓𝕚𝕤𝕦 é a única deidade de origem japonesa. 𝔹𝕚𝕤𝕙𝕒𝕞𝕠𝕟𝕥𝕖𝕟, 𝔹𝕖𝕟𝕫𝕒𝕚𝕥𝕖𝕟 e 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟 têm origem no Hinduísmo. E 𝔽𝕦𝕜𝕦𝕣𝕠𝕜𝕦𝕛𝕦, ℍ𝕠𝕥𝕖𝕚 e 𝕁𝕦𝕣𝕠𝕦𝕛𝕚𝕟 são de origem chinesa.

Geralmente, eles são representados a bordo de um barco do tesouro (em japonês, “takarabune”) e são retratados juntos em pinturas, esculturas, músicas e danças. No Japão, muitos templos e santuários são dedicados a um dos deuses e, raramente, ao grupo todo.

Entre as tradições de Ano Novo (em japonês, “Oshōgatsu”), está o costume de colocar uma imagem dos deuses no barco embaixo do travesseiro na noite da virada para trazer sorte para o ano que está começando.

Para os japoneses, o 7 é um número cheio de mistérios, como podemos verificar nos 7 pecados capitais, nas 7 maravilhas do Mundo, nas 7 reencarnações da alma para alcançar a iluminação (de acordo com o budismo japonês), por exemplo. Além disso, no japonês arcaico, o ideograma que representava a felicidade era formado por três números 7.

✨ Gostou? Então não perca os posts das próximas semanas. Ah! E compartilhe com os amigos também!

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media