Dia 17 de julho – Nadeshiko Japan

O dia 17 de julho de 2011 é um dia histórico para o futebol japonês, asiático e mundial.

Após uma partida muito disputada, a seleção japonesa de futebol feminino derrotou a seleção americana na disputa de pênaltis, sagrando-se campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Foi a primeira vez que uma seleção asiática, seja no masculino ou no feminino, atingiu o lugar mais alto do pódio em campeonatos mundiais de futebol.

Se a seleção japonesa masculina de futebol é conhecida como “Samurai Blue”, a seleção feminina é conhecida como “Nadeshiko Japan”. Este apelido surgiu em 2004, e em 2011 foi escolhido como o termo mais popular do ano (U-Can Shingo Ryūkougo Taishō). O nome surgiu da palavra “Yamato Nadeshiko”, utilizada historicamente para se referir ao modelo ideal de mulher japonesa, tanto na aparência, como no comportamento.

A capitã Homare Sawa foi eleita como a melhor jogadora do Mundo de 2011, quebrando a hegemonia da brasileira Marta, premiada nos cinco anos anteriores. A seleção também foi agraciada com o Prêmio de Honra Nacional (Kokumin Eiyo Shō), concedido pelo governo japonês.

Muito se diz que a conquista do título teve um forte valor emocional / simbólico para o povo japonês, encorajando-o após o Grande Terremoto do Leste Japonês, em março daquele ano.

Crédito da imagem: Reuters

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies