Dia 24 de julho é o Kappaki!

Esta data é o dia de falecimento do escritor Ryūnosuke Akutagawa, considerado o “pai do conto japonês”, que viveu entre 1892 e 1927. Esta data é conhecida como Kappaki (河童忌). Kappa (河童) é um ser vivo imaginário que Akutagawa adorava ao ponto de escrever um conto com este nome. Ki (忌) é a data de falecimento, memorial.

Entre suas obras célebres, podemos citar Rashōmon (羅生門) e Yabu no naka (藪の中, Dentro de um bosque), dois contos nos quais o cineasta Akira Kurosawa se baseou para produzir o filme Rashōmon, de 1950. Também podemos citar Hana (鼻, O nariz), Kumo no ito (蜘蛛の糸, A teia de aranha) e Aru ahō no isshō (或阿呆の一生, A vida de um idiota).

O Kappa é um yōkai (妖怪), criatura do folclore japonês. É um ser aquático que tem o tamanho de uma criança, casco de tartaruga nas costas, nadadeiras e escamas. Também possui um “prato” no topo da cabeça, e este deve estar sempre cheio de água. Se o prato secar ou quebrar, o Kappa se enfraquece, ou pode até morrer. A sua comida preferida é o pepino.

Após a morte de Akutagawa, seu amigo e escritor Kan Kikuchi criou, em 1935, o Prêmio Akutagawa e o Prêmio Naoki, que são dois dos prêmios literários mais conhecidos do Japão. Sayaka Murata ganhou o Prêmio Akutagawa de 2016 com a obra Querida Konbini (コンビニ人間), publicada em português pela editora Estação Liberdade.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies