Palavra • Ebisu

(Deus dos Pescadores, Agricultores de Arroz, Boa Sorte e do Comércio)

 

O sorridente e barbado Ebisu é um pescador, usando um gorro pontudo, com uma vara de pescar em uma mão, e um grande pargo (tai) vermelho enfiado debaixo do braço; às vezes, ele também carrega um leque dobrável. Em um país em que a pesca é muito apreciada, não é surpresa que Ebisu seja o mais popular dos sete deuses. É associado aos peixes, especialmente à água-viva.

 

Ele confere sucesso às pessoas e, é especialmente popular entre os pescadores e agricultores de arroz. Também é o deus das manhãs ensolaradas e protetor da saúde das crianças. Ele simboliza não apenas viagens seguras e pesca abundante, mas prosperidade nos negócios para comerciantes.

 

Também chamado de Yebisu e Kotoshiro-nushi-no-kami. Ebisu era originalmente conhecido como Hiruko. Ele nasceu sem nenhum osso e foi colocado à deriva no oceano, por seus pais.  Ele sobreviveu e ficou sob os cuidados de um homem chamado Ebisu Saburo. Depois de passar por tantos sofrimentos, se tornou um deus.

 

Em obras de arte, Ebisu e Daikoku geralmente aparecem juntos, pois dizem que Ebisu é o filho de Daikoku. Ter a figura de Ebisu dentro de uma casa particular ou em um estabelecimento comercial garante sucesso nos negócios.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media