Ex-bolsistas dão dicas sobre Bolsa MEXT de Língua e Cultura Japonesa

O Consulado Geral do Japão em São Paulo realizou a palestra sobre Bolsa MEXT 2019 – Língua e Cultura Japonesa para Descendentes de Japoneses, nesta quarta-feira, no auditório Kunito Miyasaka, do Centro Cultural Aliança, em Pinheiros.

Esta oportunidade de estudos no Japão permite ao aluno, um conhecimento aprofundado da língua e cultura japonesa, durante o período de um ano.

A bolsa pode ser pleiteada por descendentes de japoneses, matriculados em um curso de graduação de qualquer área do conhecimento, e para estudantes não nikkeis, matriculados em curso de Letras.

A ocasião permitiu que os interessados tirassem suas dúvidas e, ainda, ouvissem o relato da ex-bolsista Bruna Tiemi Ogawa, que estudou na Universidade de Osaka, entre 2014 e 2015.

– Esta oportunidade é ótima para aprender japonês. Eu tinha nível de proficiência 3 ou 2 e consegui passar para o N1 – exalta Tiemi.

Durante a estada no Japão, Tiemi conta que estudava em período integral, participava de reuniões semanais com o orientador e que havia muita pressão.

Os passeios turísticos, parte da programação da bolsa de estudos, serviram também para estreitar a relação com os demais intercambistas, já que os japoneses são mais reservados e a aproximação é um pouco difícil.

– Não é fácil fazer amizade com os japoneses, portanto, não é bom se isolar quando você está no Japão e for a primeira vez longe da família – alertou.

Ao final do encontro, o ex-bolsista Yuji Shimada, que acabou de retornar do Japão, onde passou a mesma temporada de 1 ano estudando língua e cultura japonesa na Universidade de Tsukuba, também esclareceu algumas questões do público.

Os interessados pela bolsa devem ter idade entre 18 e 29 anos em 01 de abril de 2019 e bom conhecimento da língua japonesa como, por exemplo, o mínimo de um ano de estudos do idioma na faculdade ou instituição de ensino.

As inscrições são gratuitas e ocorrem entre janeiro e fevereiro de 2019. A viagem está prevista para setembro e outubro do mesmo ano e a notificação de aprovação está prevista para o mês de julho.

Etapas do processo seletivo:

– Exame escrito de língua japonesa (gramática e interpretação de texto)

– Entrevista sobre os objetivos de estudar no Japão e avaliação de fluência no idioma

– Análise do MEXT para aprovação dos bolsistas

Confira algumas fotos da palestra:

Mais informações:

Consulado Geral do Japão em São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 854 – 3º andar – São Paulo – SP

Site: www.sp.br.emb-japan.go.jp

E-mail: cgjcultural5@sp.mofa.go.jp

Telefone: (11) 3254-0100 – Depto. Cultural

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies