Formatura dos Cursos Juvenil Básico, Básico, Avançado, Português para Estrangeiros, Introdução à Tradução e Versão e NBCC do 2° semestre de 2019

Sábado, dia 14 de dezembro, ocorreu a formatura dos cursos Juvenil Básico, Básico, Avançado, Português para Estrangeiros, Introdução à Tradução e Versão e Nihongo Business Communication Course do 2° semestre de 2019 da Aliança Cultural Brasil-Japão – ACBJ, das 10h às 12h, na Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, na Liberdade.

O senhor Eduardo Yoshida, presidente da Aliança, deu início à cerimônia que contou com a presença na mesa de Aurélio Nomura (conselheiro da ACBJ), Ichiu Shinohara (vice-presidente financeiro do Centro Brasileiro de Língua Japonesa), Akira Kusunoki (cônsul geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo), Masaru Susaki (diretor geral da Fundação Japão), Atsunori Kadoya (representante sênior da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão) e Alice Sanae Tsuchiya (coordenadora geral de ensino da ACBJ).

Após a execução dos hinos nacionais japonês e brasileiro, Akira Kusunoki declarou suas palavras aos formandos. “Aprender idiomas estrangeiros significa conhecer um novo mundo. No meu caso, aos 18 anos de idade, comecei a estudar português e agora estou aqui conhecendo o Brasil. No aprender japonês, o mais importante é aprender pensamento novo, valores novos.”

Em seguida, Masaru Susaki parabenizou todos os formandos, pois a presença de cada um na cerimônia era resultado do esforço e da dedicação dos alunos. “O fato de receber o diploma hoje é prova de todos os esforços contínuos, por isso gostaria de demonstrar minha admiração e meu respeito a vocês. O tempo físico continua sempre fluindo. Nesse fluxo são colocados alguns pedidos ocasionais. Isso é feito para dar uma pausa, descansar os sentimentos para poder continuar a se esforçar. A cerimônia de formatura tem esse significado. Hoje não termina os estudos de japonês de vocês, foi apenas dado um descanso para refrescar os sentimentos.”

Depois da entrega dos certificados, foram realizados os discursos dos oradores de cada turma: Juvenil Básico (Felipe Teiichi Matsusato e Gustavo Kooki Sumita), Básico (Heitor Akio Kimura e Leticia Souki Diniz), Avançado (Bruna Teixeira Mota, Larissa Lie Nagase e Renato Araújo de Andrade), Português (Yasuko Takayashiki), Introdução à Tradução e Versão (Beatriz Amaral Campesi e Deise Mayumi Kobori) e NBCC (Lilian Naomi Takahashi e Adriana Tahara). Em seguida, os membros da mesa deram continuidade às mensagens aos formandos.

Ichiu Shinohara parabenizou todos os alunos e familiares e falou sobre a quantidade de alunos de japonês, que atualmente está em 22 mil no Brasil, com a possibilidade de aumentar a demanda nos próximos anos. “A Aliança tem desempenhado uma função muito importante, é uma das maiores e melhores escolas das Américas do Norte e Sul. A pessoa cresce e tem maior motivação quando almeja, fixa algum objetivo e tenta alcançá-lo. Assim estará sempre motivada e empenhada para conseguir algo que vai ser bom para a família e para o país.”

Aurélio Nomura agradeceu a presença dos representantes da mesa, dos diretores das diferentes entidades presentes, formandos, convidados e amigos. “Vocês serão a força motora futura do relacionamento entre o nosso país e o Japão, do estreitamento entre eles. O nikkei, não apenas os descendentes, mas também aqueles que têm no espírito essa grandeza incorporada desses nikkeis, tem a honradez, o trabalho, a dedicação, o bem comum, tão importantes nos dias de hoje. Num momento de intransigência no mundo, o retorno a essa cultura se faz necessário e se faz presente para que nós possamos sobrepor aquela ordem que prega exatamente as coisas opostas. Temos que trabalhar na cultura da paz. Através da língua japonesa, vocês vão aprender a cultura efetivamente, iniciando na raiz, na profundidade e no coração de cada um para extrair o melhor que nós aprendemos aqui e com nossos pais para seguir o caminho rumo ao futuro da humanidade.”

O presidente Eduardo Yoshida parabenizou os formandos, todos os componentes da mesa, autoridades e convidados presentes. “A Aliança é considerada uma escola de referência em termos de ensino do idioma japonês, além dos cursos de artes. Esse esforço dos professores tem o poder de divulgar a cultura japonesa. Aprender japonês não é uma tarefa simples. São três tipos de alfabetos. Também temos a formalidade de conversa com crianças, com amigos, entre pessoas de uma empresa, escola, conversar com autoridades. Isso também gera um pouco de dificuldade. Aprender uma segunda língua, no caso o japonês, é o sentido do amor, do carinho que todos têm pelo Japão. Nós temos um provérbio que diz que ‘aprender outra língua é ganhar mais uma alma’, então acho que vocês estão no caminho certo.”

Em homenagem aos formandos, o Coral da ACBJ e convidados apresentaram as canções Kawa No Nagare No Youni, Pinheirinhos, que Alegria! e Canto dos Sinos de Belém. E em agradecimento a todos, os formandos cantaram a música Ue O Muite Arukou, de Kyuu Sakamoto.

Por fim, houve o brinde aos formandos antes do coquetel oferecido a todos os presentes.

 

Parabenizamos todos os formandos por todo o esforço e toda a dedicação aos estudos e desejamos que a energia para continuar os estudos se renove sempre.

 

Para ver todas as fotos da formatura, acesse o link:

https://drive.google.com/drive/folders/1_G38c1pJJvfwkbyrEggo43Yzi-jb1bQk

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies