Palavra • Hiragana

Por volta do século IX, os japoneses desenvolveram seu próprio sistema de escrita, baseado em sílabas: o kana, que foi dividido em duas categorias: hiragana e katakana.

 

O hiragana é um sistema de escrita, composto por 46 caracteres e 25 derivados. Sua utilização é bastante diversificada.  É usado para expressar palavras de origem japonesa e é combinado com o kanji (ideograma japonês) para facilitar a diferenciação entre a escrita japonesa e a chinesa. Os traços do hiragana são arredondados.

 

Entre as sílabas, existem cinco vogais (a i u e o). O resto das sílabas combina uma dessas vogais com uma consoante (exemplo: ka ki ku ke ko, ra ri ru re ro…); a única exceção é o “n“. Muitas sílabas podem ser suavizadas ou fortalecidas pelo acréscimo de dois pequenos traços ou de um pequeno círculo, no topo direito da sílaba.

 

É usado principalmente para escrever finais de palavras, conhecido como okurigana (todos os sufixos adicionados, depois da origem de uma palavra escrita em kanji). Também é muito utilizado em materiais infantis, livro, revistas em quadrinhos, e para escrever palavras japonesas que, normalmente não são escritas em kanji, assim como advérbios, alguns substantivos e adjetivos ou para palavras cujo kanji é duvidoso ou obsoleto.

 

O hiragana, às vezes, também é escrito acima ou ao lado do kanji, para indicar a pronúncia, especialmente se esta é duvidosa ou fora de padrão. Usado desta maneira é chamado de furigana.  Em textos horizontais, o furigana aparece acima do kanji e, em textos verticais, do lado direito do kanji.

 

Hiragana é o primeiro de todos os sistemas de escrita aprendidos pelas crianças japonesas.

 

Foram originalmente chamados de onnade (mãos de mulher), pois era utilizado principalmente pelas mulheres, enquanto os homens usavam o kanji e o katakana. Por volta do século X, passou a ser usado por todas as pessoas. A palavra hiragana significa “escrita silábica ordinária”.

 

 

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies