Kiri-ê (切り絵) possibilita a transformação de papéis em obras de arte!

kiri-e_03

Kiri-ê (切り絵) é uma arte que consiste em recortar papéis com a lâmina do estilete, vazando algumas partes e conservando outras.

As figuras e os contornos criados a partir dessa técnica formam verdadeiras obras de arte, podendo representar desde imagens específicas, como flores, ideogramas e animais, até paisagens elaboradas!

Na Aliança Cultural Brasil-Japão, o aluno pode aproveitar as férias e aprender essa tradicional arte japonesa em um curso intensivo, com três dias de aula: de 24 a 26 de Julho, das 14h às 17h, na unidade Vergueiro.

Aprendendo a técnica do Kiri-ê, o aluno poderá criar lindas gravuras para decorar capas de livros e cadernos, cartões e até quadros para decorar um ambiente.

“Neste curso, vamos exercitar o uso do estilete através do corte de alguns desenhos geométricos e figurativos com características diferentes: retas, curvas, pontas, etc. Trabalharemos o corte com um e depois com mais papéis, com fundo sem cor e colorido, desenho de kiri-ê no proprio cartão, e na última aula cada aluno escolherá um tema para desenvolver o seu próprio trabalho. Um único desenho pode ser cortado de diferentes maneiras, fazendo com que o aluno possa enxergar a mesma coisa sob diferentes formas. É um trabalho de paciência, precisão e foco”, destaca a professora Mari Kanegae.

Originária da China, o Kiri-ê requer muita paciência e delicadeza, e aparece em outras culturas asiáticas, como na Indonésia, Filipinas e Índia.

kirie

SERVIÇO

Curso de Kiri-ê – Intensivo de Férias

Período: de 24/07 a 26/07 (segunda, terça e quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h

Trazer estilete fino e base para cortar papéis (pode ser revistas, jornais velhos, etc.). Os modelos a serem cortados serão fornecidos durante as aulas.

Local: Aliança Cultural Brasil-Japão – Unidade Vergueiro

Rua Vergueiro, 727, 5º andar, Liberdade, São Paulo – SP

Informações e valores: (11) 3209-6630

vergueiro@aliancacultural.org.br

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies