Palavra • Kotatsu

(Mesa com Aquecedor)

 

Trata-se de uma mesa para aquecer os pés e as pernas, cuja história no Japão remonta aproximadamente, ao século XIII.

 

Um precursor do kotatsu foi o irori, uma espécie de lareira que, os japoneses antigamente construíam em suas casas para amenizar o intenso frio do inverno. Fazia-se um buraco quadrado no assoalho, embutia-se a lareira, que era revestida com barro e pedra, e então se adicionava uma camada de cinzas, onde se queimava lenha para aquecer o ambiente. Posteriormente, o carvão tornou-se o combustível preferido. 

Os japoneses aproveitavam o fogo também para ferver água ou cozinhar sopa, em uma chaleira ou panela de ferro que era suspensa sobre o irori, através de um gancho que pendia do teto.

 

Numa inovação que tornaria o irori ainda mais útil, monges budistas começam a colocar em cima da lareira uma armação de madeira na qual eles podiam aproveitar o calor do irori para aquecer os pés. A idéia provavelmente foi trazida da China, para onde muitos monges haviam viajado entre os séculos VIII e XIII, trazendo de volta para o Japão uma grande variedade de técnicas e costumes.  

 

No início, a armação de madeira era colocada cerca de 10 centímetros acima do assoalho. No século XV, a estrutura de madeira ficou mais alta (cerca de 35 centímetros) e tornou-se comum cobri-la com um acolchoado (futon). Esta foi a forma original do atual kotatsu, que permitia que até quatro pessoas aquecessem os pés debaixo do mesmo acolchoado.  

O próximo passo foi instalar uma tábua sobre o acolchoado de um kotatsu, de forma que este pudesse ser usado também como uma mesa. Os membros da família podiam sentar-se ao redor de um kotatsu e jantar enquanto mantinha os pés aquecidos 

Já neste século, a partir de meados dos anos 50, a energia elétrica substituiu o carvão como fonte de calor do kotatsu. O tipo mais comum consiste de uma mesa com um aquecedor elétrico acoplado na parte inferior de sua estrutura. Outro tipo consiste de um buraco de cerca de 40 centímetros de profundidade que é cavado no assoalho para colocar ali um aquecedor elétrico; sobre o buraco, posiciona-se a mesa. Em ambos os casos, estende-se um acolchoado entre a mesa e um tampo de mesa. Em épocas de calor, guarda-se o acolchoado e o kotatsu pode ser usado como uma mesa comum. 

 

Mesmo com a crescente ocidentalização das casas japonesas e a proliferação de novos tipos de aquecedores, um grande número de famílias no Japão ainda utiliza hoje o kotatsu. Num caso típico, a família faz sua refeição em estilo ocidental – usando mesa e cadeiras – e depois se reúne em torno de um kotatsu para conversar ou assistir televisão.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies