Maiko é a aprendiz de uma geisha. Assim como as geishas, as maiko atualmente são uma raridade.
Jovens meninas se tornam maiko aos 16 anos. Assim como todas as adolescentes devem freqüentar a escola nessa idade, o aprendizado de uma maiko dura, normalmente, 5 anos. Mesmo não freqüentando uma escola convencional, elas participam de aulas de canto, dança, shamisen e outras artes. Assim como devem aprender atividades artísticas, devem também se familiarizar com o antigo dialeto de Kyoto. Aos 21 anos, se sua tutora concordar, ela pode se tornar uma geisha.
Suas roupas são mais extravagantes do que as das geishas. O kimono de uma maiko é brilhantemente colorido e decorativamente ornado. Ele possui longas e esvoaçantes mangas, que deslizam até o chão. O colar usado pela maiko, normalmente é feito de um material padrão, de cor vermelha que aparece vividamente contra seu pescoço pálido. A cerimônia da “mudança de colar” (do vermelho para o branco), a cerimônia de passagem, onde ela se torna uma geisha.
O obi (fita que amarra o kimono) de uma maiko também é muito mais longo. É amarrado em um estilo bem mais ornamentado do que os laços comuns dos obi das geisha; é amarrado muito mais alto, vindo de cima da dobra do braço, com o laço quase alcançando o colar, com suas pontas terminando no chão. As maiko também usam okobo (sapatos de madeira com uma grande plataforma) diferentes; este tipo normalmente força a maiko a andar, dando pequenos passos, considerados atrativos pela tradição japonesa.
Os diferentes estilos de penteado utilizados pelas maiko indicam o estágio de seu aprendizado. Os ornamentos de cabelo são abundantes e combinam com a estação do ano vigente, normalmente representando as flores do outono, feitos de contas.