Palavra • Mamemaki

(Jogar grãos)

É uma tradição japonesa que consiste em jogar grãos de soja assados, ao redor da casa, para espantar demônios, maus espíritos, mau olhado e outros males como tragédias naturais. Desde os tempos antigos, os japoneses acreditam na visita dos deuses no início da primavera. Por isso existe a necessidade de expulsar o demônio, antes que as divindades primaveris cheguem. Esse ritual acontece no Setsubun, ou seja, na véspera do primeiro dia da Primavera (dia 3 de fevereiro no Japão).

 

Nesse dia, lutadores de sumo, autoridades e personalidades populares como artistas plásticos, escritores e cantores são convidados para realizarem o ritual de jogar soja assada em templos, santuários e praças.

 

Todas as pessoas podem realizar o mamemaki em suas casa ou participar de ritual coletivo em santuários ou entidades escolares, gritando “Oni wa soto, fuku wa uti” (Para fora, demônio! Para dentro, Sorte!). É comum muitas pessoas usarem máscara de oni (demônio) para caracterizar a cerimônia. Nesse caso, as crianças ou pessoas jogam a soja no mascarado.

 

Nesse dia também, conforme a tradição, os toshiotoko e toshionna (literalmente: homem do ano e mulher do ano), que são as pessoas nascidas no signo regente de acordo com o horóscopo oriental, jogam saquinhos de soja ou presenteiam com caixinhas de soja assada os visitantes da festa, que poderão jogar no templo, ou levar para casa e fazer o ritual de mamemaki. Em casa, as pessoas comem o número de grãos, correspondente à sua idade.

 

A origem desse ritual popular está na cerimônia chamada Tsuina ou Oniyarai que, era realizada no final de inverno (dezembro no Japão), na casa do imperador do período Heian (794 a 1185).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies