O dia 10 de agosto é o Dia do Festival Yosakoi!

O Yosakoi Matsuri (よさこい祭り) é um festival realizado na cidade de Kōchi desde 1954. A primeira edição do evento aconteceu no dia 10 de agosto daquele ano. Logo, esta data foi escolhida em 2018, por iniciativa do governo local e entidades envolvidas, para expressar o respeito aos veteranos e preservar o yosakoi para as gerações futuras. Foi a primeira vez que um grande festival amplamente conhecido no Japão ganhou uma data comemorativa.

O yosakoi é um estilo de dança em que os participantes dançam segurando o instrumento naruko (鳴子, parecido com a castanhola, é um objeto utilizado originalmente na agricultura, para espantar os pássaros), um em cada mão. É uma dança cheia de energia. O significado original da palavra yosakoi é “venha à noite”.

O compositor Eisaku Takemasa se baseou no Minyō (民謡, música folclórica) local “Yosakoi Bushi” para compor a canção “Yosakoi Naruko Odori”. Ele também foi o responsável por introduzir o naruko à dança. Takemasa permitiu arranjos de sua canção para diversos estilos musicais, como samba, rock, hiphop e flamenco. A sua versão original é conhecida como Seichō (正調).

A primeira edição do Yosakoi Matsuri contou com cerca de 750 odoriko (踊り子, literalmente, dançarinos). Atualmente o evento de Kōchi reúne 20 mil participantes, sendo considerado um dos três grandes festivais da região de Shikoku, ao lado do Awaodori (阿波踊り), da província de Tokushima, e o Niihama Taiko Matsuri (新居浜太鼓まつり) da província de Ehime.

Existem cálculos que apontam que o evento movimenta um valor próximo a 10 bilhões de ienes. Porém, infelizmente a edição de 2020 teve que ser cancelada devido à pandemia.

Em 1992, foi realizada a primeira edição do Festival Yosakoi Soran, na província de Hokkaido, que juntou o Yosakoi Matsuri com o Minyō local “Soran Bushi”, que se tornou um grande sucesso. Desde então, o estilo de festival conhecido como “Yosakoi Kei” (よさこい系) tem se espalhado por todo o Japão, e no mundo todo, inclusive no Brasil.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies