Origami quebra barreiras de idiomas diferentes na França

avene 1

Em 8 de junho de 2018, a professora de Origami e Kiriê da Aliança Cultural Brasil-Japão, Mari Kanegae, participou do evento “Design Thinking in Atopic Dermatitis”, que aconteceu em Avène, na França. Neste encontro, reuniram-se profissionais ligados à área da saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, representantes de laboratórios e alguns pacientes. Além dos franceses, havia representantes de Portugal, da Alemanha, da Bélgica, da Escócia, da Holanda, da Itália, da Espanha e do Brasil.

O convite foi feito pelo Centro de Hidroterapia Avène, fundado em 1743 e localizado na região sul da França. O centro é dedicado totalmente à dermatologia e hoje oferece tratamento baseado em uma combinação de equipamentos médicos e da água de suas nascentes.

avene 2

Mari-sensei foi à Avène para realizar um workshop de Origami sobre “Os efeitos terapêuticos do Origami”, que contou com a participação de 37 pessoas, as quais fizeram origamis e, por fim, um trabalho coletivo.

“Mostrei alguns slides e peças de origami tradicionais e as mais recentes criações de artistas contemporâneos e das recentes invenções baseadas nos conceitos de origami na engenharia, na medicina e na arquitetura. Falei sobre o que ouvi dos alunos da Aliança e pacientes do Instituto DayCare, onde trabalhei, que cuida de pessoas com câncer e do Grupo de Apoio de Dermatite Atópica, onde atualmente sou voluntária, sobre os efeitos da prática de Origami em suas vidas”, declara Mari.

avene 3

Os livros da Aliança foram doados para o Centro de Hidroterapia Avène e para o Dr. Jean-François Stalder, um dos palestrantes e presidente do Comitê Científico da “Fondantion Dermatite Atopique” e presidente da GET (French Groupe d`Education Therapeutique), além de um grande admirador da arte do origami.

“Para mim, este evento teve um grande significado profissional e pessoal. O fato de ser escolhida para dar este workshop, entre outros excelentes profissionais de origami europeus, fez com que aumentasse ainda mais a minha responsabilidade perante o meu trabalho, que precisa ser lapidado constantemente. Em nível pessoal, o contato com pessoas de outras nações e as novas amizades que surgiram têm um valor inestimável. Embora a língua falada fosse diferente, o que nos possibilitou ser únicos naquele momento foi a ‘linguagem do origami e a do coração’”, explica a professora.

Informações e inscrições:

Aliança Cultural Brasil-Japão – Unidade Vergueiro
Rua Vergueiro, 727, 5º andar, Liberdade, São Paulo – SP
(11) 3209-6630
vergueiro@aliancacultural.org.br

Aliança Cultural Brasil-Japão – Unidade São Joaquim
Rua São Joaquim, 381, 6º andar, Liberdade, São Paulo – SP
(11) 3209-9998
saojoaquim@aliancacultural.org.br

Centro Cultural Aliança – Unidade Pinheiros
Rua Deputado Lacerda Franco, 328, Pinheiros, São Paulo – SP
(11) 3031-5550
pinheiros@aliancacultural.org.br

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies