Osamu Kusakabe prende atenção da plateia com assuntos atuais sobre o Japão

Após assistir ao Concerto Musical de Koto com Masae Tani, mestre em koto, instrumento tradicional japonês, o Prof. Osamu Kusakabe ministrou a palestra “Japão Hoje: da abdicação do Imperador a desastres naturais”, neste sábado (24), o Centro Cultural Aliança.

Kusakabe palestrou em japonês e o público, que não possui domínio no idioma, acompanhou a apresentação do professor através dos aparelhos de tradução simultânea, feita por Carlos Fujinaga, Diretor de Ex-Alunos da Aliança Cultural Brasil-Japão.

O encontro reuniu cerca de 50 participantes e contou com a presença do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Yasushi Noguchi que, ao final, discursou sobre a apresentação de Kusakabe.

Entre os temas abordados estavam a imigração japonesa no Brasil, as oportunidades de estudos no Japão, a Olimpíada de Tóquio em 2020, os desastres naturais e, entre outros assuntos, a abdicação do Imperador, um dos assuntos de maior interesse do público presente.

– Existe uma lei para isso e ela diz que o Imperador só pode passar o cargo no momento de sua morte, mas no início de setembro, a lei da Casa Imperial foi alterada – explicou Kusakabe.

Atualmente na era Heisei, o Japão só poderá divulgar o nome do próximo período em 30 de abril de 2019, quando o novo Imperador tomar posse.

No encerramento do encontro, Kusakabe foi presenteado com lembranças da Aliança Cultural e agraciado com um “Parabéns para você”, cantado em coro pela plateia, em homenagem ao seu aniversário de 70 anos, comemorados em 25 de novembro.

Confira fotos do evento:

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies