Palestra Tabibito com Piti Koshimura atrai público que deseja viajar ao Japão

Sábado, dia 1° de fevereiro, aconteceu no Centro Cultural Aliança a palestra Tabibito – Desmistificando o Japão em 10 questões com Piti Koshimura, do blog Peach no Japão. O evento atraiu dezenas de pessoas interessadas em viajar para o Japão e em conhecer de perto as maravilhas do país do sol nascente.

Piti respondeu às 10 questões das pessoas interessadas em viajar e daquelas que organizam a viagem, como despesas com alimentação e hospedagem, a melhor época, comida, idioma e transporte.

A melhor época para visitar o país asiático dependerá das estações do ano, que são bem definidas. Na primavera, as cerejeiras florescem e é um período com muitos turistas. O verão é muito quente e úmido, com muitos matsuri (festivais) acontecendo. No outono, as cores da paisagem mudam muito, pois as folhas das árvores ganham tons de vermelho, amarelo e marrom. Já o inverno pode ser mais rigoroso dependendo da região, onde a neve cobre a paisagem de branco. As estações também influenciam nos cardápios, valorizando bastante os alimentos característicos de cada estação.

A palestrante orientou que evitassem os feriados prolongados do final de abril para começo de maio, conhecido como Golden Week, pois há um grande deslocamento de pessoas que retornam às suas cidades de origem.

Piti afirma que a alimentação do dia a dia foge bastante do que é visto como comida japonesa no Brasil (sushi e sashimi) e há vários pratos quentes com ingredientes que não variam tanto assim dos encontrados aqui.

Não falar japonês é visto como um grande empecilho, porém Piti avisa que as sinalizações têm melhorado bastante (também escritos em inglês) e há muitos japoneses solícitos, dispostos a ajudar os visitantes. A comunicação é possível, mesmo em inglês dos japoneses com bastante sotaque, inclusive com a ajuda da mímica.

Para evitar gafes, a dica é ter noções básicas de religião, comportamento e costume do local a que se pretende ir. Aliás, essa é uma dica que serve para a preparação de toda viagem que a pessoa fizer.

Outra dica importante é analisar roteiros desde o voo para o Japão até os pequenos passeios que se pretende fazer no país. Os voos podem ter uma ou mais escalas, refletindo no valor da passagem e o tempo de viagem. É importante verificar de acordo com o orçamento disponível. Já para o deslocamento no local, há a opção de comprar o JR Pass que pertence à maior companhia ferroviária do Japão. No entanto, tudo depende muito do roteiro que se pretende fazer, pois dentro de cada cidade existem opções mais baratas de deslocamento.

Verifique os locais que visitará e as linhas que cobrem as regiões para a escolha de hotéis em Tóquio. Para uma experiência diferente, existem os ryokan (hospedaria típica japonesa em que os visitantes dormem em quartos com nomes de flores, em um futon, no tatame), onde são servidos o café da manhã e o jantar kaiseki (vários pratos servidos em diversas porções). Geralmente os ryokan são hospedagens mais caras.

O último tema abordado foi Tokyo 2020 e as expectativas para esse período bastante atípico. Espera-se 10 milhões de turistas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Algo que já se sabe é que a hospedagem estará com as diárias cerca de 3 a 4 vezes mais caras.

Antes de abrir para perguntas da plateia e de quem estava acompanhando o evento pela live via Instagram da Aliança, foi realizado o sorteio de uma consultoria de viagem via Skype de 45 minutos com a Piti e de um voucher de dois lamens no restaurante Tamashii.

Para conhecer mais o trabalho de Piti Koshimura, acesse o blog (peachnojapao.com) e o Instagram (@peachnojapao).

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media