Hoje é dia de Cultura Japonesa – Capítulo 94
O dia 8 de abril é do dia do Hachiko. O cão Hachiko perdeu a vida no dia 8 de março de 1935. Mas escolheram a data exatamente um mês depois para homenageá-lo, por ser a época de contemplação das cerejeiras (sakura).
Hachiko (Hachi) é o cão Akita mais conhecido e querido do mundo. Completou recentemente o centenário de nascimento no dia 10 de novembro de 2023. A estátua em sua homenagem que foi construída nas proximidades da estação de Shibuya (Tóquio) atrai diariamente turistas de todo o mundo, além de ser um ponto de encontro para os locais.
Hachiko é conhecido como “Chuken” (忠犬), o cão fiel ou o cão leal. Nasceu na municipalidade de Odate, na província de Akita e logo nos primeiros meses foi levado para Tóquio, onde conheceu seu dono, o professor universitário Hidesaburo Ueno. Foi o início de uma grande amizade, mas que durou apenas um pouco mais que um ano, pois Ueno veio a falecer repentinamente, em 1925.
Hachiko se dirigia todos os dias para a estação de Shibuya para buscar seu dono. Mesmo após o falecimento de Ueno, Hachiko continuou frequentando a estação todos os dias esperando o seu dono, até o último dia de sua vida, em março de 1935.
A história de Hachiko virou filme no Japão em 1987 (Hachiko Monogatari), além de ganhar um remake americano em 2009, estrelado por Richard Gere (Hachi: A Dog’s Tale / Sempre ao Seu Lado).