Dia 18 de agosto é o Dia do Arroz!

O dia 18 de agosto é considerado não oficialmente como o Dia do Arroz, pois a data pode ser escrita da seguinte forma em kanji (ideograma): 八・十八. Combinando estes traços, conseguimos montar o ideograma komê (米). Logo, hoje seria o Dia do Arroz. Outras pessoas defendem o dia 8 de agosto, por uma lógica semelhante. Mas, neste caso, o 米 seria a combinação de 八+八 (8+8), com sinal de adição.

Por outro lado, a Japan Anniversary Association reconhece o dia como o Dia do Bifun, o macarrão de arroz, também conhecido como “vermicelli de arroz”. Esta data foi solicitada pela associação de bifun da cidade de Kobe, província de Hyogo, para divulgar o gosto e os valores nutricionais do alimento.

Os japoneses comemoram alguns aniversários como os 60, 70, 77, 80, 88, 90, 99 e 100 anos de uma forma especial. Cada um deles tem um nome. O aniversário de 88 anos é o “beiju” (米寿), o ano do arroz.

O arroz já era consumido no Japão no Período Jomon (entre 14 mil a.C. e 300 a.C.) , mas o “arroz branco” como conhecemos hoje teria surgido no Período Nara (século VIII) sendo ainda um alimento apenas da nobreza.

No século XVI, Toyotomi Hideyoshi criou um sistema de impostos baseado na produtividade de arroz em determinado domínio. O poder dos senhores de terras era medido não pela dimensão (área) de suas terras, mas pela produtividade de arroz. Passou a ser usado o “koku” (石), unidade de medida que representa a quantidade de arroz que pode alimentar um adulto por um ano.

Houve um grande aumento na produção de arroz no Período Edo, sobretudo no governo de Tokugawa Yoshimune, oitavo xogum Tokugawa. Yoshimune governou desde 1716 e iniciou as Reformas Kyōho, uma das três grandes reformas do Período Edo. Não entraremos nos detalhes da reforma, mas Yoshimune investiu na produção de arroz, ao ponto de ser conhecido como 米将軍 (Kome Shogun, Xogum do Arroz). Foi nesta época que o “arroz branco” se tornou um alimento popular.

Como um efeito colateral da popularização do arroz branco, muitos adoeciam de beribéri, doença causada pela falta de vitamina B1 (tiamina), nutriente presente no arroz integral. Esta situação se manteve até pelo menos 1910, quando Suzuki Umetaro descobriu a correlação da doença com a falta de vitamina.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media