Reunião e cerimônia virtual de boas-vindas ao cônsul-geral Ryosuke Kuwana

No dia 18 de agosto de 2020, terça-feira, às 10h, ocorreu a reunião virtual de boas-vindas ao cônsul-geral do Japão em São Paulo Ryosuke Kuwana.

Eduardo Yoshida, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, abriu a reunião dando boas-vindas ao cônsul-geral Kuwana, agradecendo também a presença dos cônsules Yasuhisa Ikeda, Sota Watanabe e Asuka Ozutsumi. O presidente apresentou a história da Aliança, que foi fundada em 1956 e, atualmente, tem como objetivo o ensino de língua, artes e cultura japonesas como um todo, como ikebana, origami, mangá e shodô, além de realizar palestras.

Yoshida reforçou que a entidade foi fundada por um hinikkei (não descendente de japoneses), o poeta Guilherme de Almeida, célebre haicaísta, no pós-guerra. E, em seguida, Mario Massanori Iwamizu (vice-presidente da Aliança), Sussumu Niyama (diretor do Centro Cultural Aliança) e Carlos Hideaki Fujinaga (diretor cultural da Aliança) foram apresentados, com um breve discurso. 

O cônsul-geral Kuwana disse que conheceu o Brasil em outras oportunidades, mas que esta é a primeira vez que mora de fato no país. Já passou por outros países latino-americanos como Bolívia, Chile e México, além de trabalhar nos EUA e na Suíça. Esta é a primeira vez que trabalha em um país de língua portuguesa.

Kuwana afirmou que sente grande responsabilidade, pois São Paulo é uma das cidades mais importantes para o Japão, é um grande centro de negócios e importante local para a difusão da cultura, dentro da América Latina. O cônsul-geral também declarou que acredita que a comunidade nikkei é muito importante para criar uma ponte entre o Japão e o Brasil e, por isso, vai manter o esforço para fortalecer laços com a comunidade.
,

Já a cerimônia de boas-vindas aconteceu no mesmo dia, pelo canal do YouTube do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa), às 18h, e contou com a presença das cinco entidades representativas da comunidade nipo-brasileira.

Estavam presentes os presidentes das entidades promotoras: Renato Ishikawa (Bunkyo), Akeo Yogui (Enkyo), Toshio Ichikawa (Kenren), Eduardo Yoshida (Aliança Cultural Brasil-Japão) e Toshifumi Murata (Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil). A cerimônia iniciou com a saudação de cada um dos cinco presidentes, com uma breve apresentação das entidades que representam.

Também prestigiou o evento o secretário de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de São Paulo, Luiz Álvaro. Foi exibida ainda a mensagem do deputado federal paranaense Luiz Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão.

O cônsul-geral Kuwana discursou em japonês e português e respondeu as perguntas de Toshio Koketsu (presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Alta Sorocabana), Milton Toshiaki Guiotoko (presidente de Kanagawa Kenjinkai), Grupo Enkyo e Atsushi Yasuda (vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil).

Para o brinde, o cantor Joe Hirata foi convidado para interpretar a canção “Kampai” e o presidente da JETRO (Japan External Trade Organization) Atsushi Okubo coordenou o brinde.

.

A Aliança Cultural Brasil-Japão deseja ao cônsul-geral do Japão Ryosuke Kuwana um ótimo período em São Paulo!
.
Conte sempre conosco!

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies