Palavra • Shinto

Shinto é a religião nativa do Japão, derivada do animismo e práticas xamânicas (culto ao sol, natureza e aos ancestrais), específica dos primeiros habitantes do Japão. Ela se baseia no culto ao kami, que pode ser traduzido como “deus”, “espírito da natureza” ou apenas “presença espiritual”. Seus adeptos honram incontáveis kami (em geral, forças da natureza personificadas, mas também ancestrais divinizados, árvores, pedras).

 

Alguns deuses são bem locais, sendo inclusive considerados como o espírito ou gênio de um lugar em particular, mas outros representam objetos e fenômenos naturais mais abrangentes, como Amaterasu, a Deusa do Sol. A palavra shinto é uma combinação de dois ideogramas japoneses, que significam “divino” (também “deus”) e “caminho”. Por isso, shinto pode ser traduzido como “o caminho do deus”.

O Shinto não possui textos sagrados e sua mitologia é parcialmente descrita em dois livros: o Kojiki e o Nihon Shoki.

 

Depois da Segunda Guerra, o shinto perdeu sua posição de religião nacional; a maioria das práticas e ensinamentos shintoístas, que deram notoriedade ao país durante a guerra, não são mais ensinados e nem praticados hoje em dia.

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies