Dia 19 de outubro – Fundação da Tatsunoko Pro

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 65

No dia 19 de outubro de 1962, foi fundado o estúdio de animação (anime) Tatsunoko Production Co., Ltd. Ou simplesmente Tatsunoko Pro. Uma das grandes características da empresa é a produção de animes sem depender de mangás ou de roteiros de terceiros. Ou seja, seus roteiros são originais na grande maioria dos casos, possibilitando grande liberdade criativa. Como consequência, a empresa detém mais de 90% dos direitos de suas obras.

Outra característica são os seus personagens marcantes. Os fãs de animação japonesa das antigas com certeza se lembram dos clássicos como Speed Racer (Mach Go Go Go, no original), Gênio Maluco (Hakushon Daimao), G-Force: Defensores do Espaço (Kagaku Ninjatai Gatchaman), Zillion (Akai Kōdan Zillion) e Shurato (Tenkū Senki Shurato).

Não podemos deixar de citar um grande sucesso da empresa, o Yatterman (até onde sabemos inédito no Brasil), que chegou a ter um remake nos anos 2000, além de uma versão live action estrelada por Shō Sakurai, da boy band japonesa Arashi. O grupo Arashi também foi responsável pela música tema do filme: “Believe”.

A Tatsunoko foi fundada pelo mangaká Tatsuo Yoshida, que desde então foi se afastando dos quadrinhos para se dedicar à animação. Yoshida faleceu de câncer de fígado aos 45 anos, em 1977. Em 2005, ele foi homenageado como uma das 20 personalidades responsáveis pelo desenvolvimento do anime no Japão. O logo da empresa é um cavalo-marinho (tatsuno otoshigo).

Além das criações próprias, a Tatsunoko também coproduziu obras consagradas como Macross (Guerra das Galáxias) e Neon Genesis Evangelion.

A série de comerciais para televisão do Cup Noodles da Nissin “HUNGRY DAYS” (que apresentamos no artigo cobre o Dia do Chicken Ramen) também foi produzida pela Tatsunoko.

Muitos profissionais de destaque no mercado de anime tiveram passagem pela Tatsunoko, como o ilustrador Yoshitaka Amano (Final Fantasy), o designer de mecha Kunio Okawara (Gundam), o cineasta Mamoru Oshii (Ghost in the Shell), e muitos outros.

Em 2008, foi lançado um jogo de videogame para arcade e para a plataforma Wii chamado “Tatsunoko Vs. Capcom Cross Generation Heroes”, onde os jogadores podem viver a batalha dos sonhos entre os personagens clássicos da Tatsunoko contra os personagens mundialmente famosos da Capcom, como a franquia Street Fighter, entre outros.

 


 

Veja também nossos artigos anteriores:

25 de agosto – Dia do Chicken Ramen (Capítulo 30)

Livraria Virtual

ACBJ - Aliança Cultural Brasil-Japão

Centro Cultural Aliança
Unidade Pinheiros
Cursos de língua japonesa, português para japoneses e artes orientais.
R. Dep. Lacerda Franco, 328
Pinheiros - 05418-001
São Paulo - Tel.: (11) 3031-5550



© Aliança Cultural Brasil Japão
Todos os direitos reservados
by hkl interactive media

Usamos cookies e outras tecnologias que acessam seus dados de navegação para melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossa Política de Privacidade. Você permite o acesso a essas informações?

Aceito todos do cookies