7 de outubro é o Dia do Kit Kat no Japão!

“Hoje é Dia de Cultura Japonesa!” – Capítulo 58

A Nestlé do Japão, sediada em Kobe, província de Hyogo, possui vários produtos exclusivos do país. Um deles é o “Kit Kat Otona no Amasa” (キットカット オトナの甘さ), que seria algo como “Kit Kat com doçura ideal para adultos”.

7 de outubro é o Dia do Kit Kat no Japão. Ou, mais precisamente, é o “Kit Kat no Otona no Hi” (キットカットのオトナの日), o dia que o Kit Kat celebra os adultos que dão duro no dia-a-dia. Como diz o slogan mundial da empresa, “Have a Break” (dê um tempo), no dia do “Otona”.

Otona é adulto, ou “pessoa crescida” em japonês. Esta data foi escolhida pelo goroawase (trocadilho com números da data). 10 pode ser lido como “tō”. 7 é nana, de onde pegamos só o “na”. Logo, 10/7 é tona, que virou otona.

No Japão existem 6 tipos de Kit Kat no catálogo permanente: o “tradicional”, e 5 sabores da série Otona no Amasa: chocolate amargo, matchá, matchá intenso, hojichá e framboesa. Estes são disponíveis em lojas de produtos importados em São Paulo.

O Kit Kat japonês também é muito conhecido pela grande variedade de produtos limitados, regionalizados.

No Japão, existe o conceito de omiyage (お土産, leia-se omiyague). Costumamos traduzir está palavra simplesmente como souvenir. Mas etimologicamente, omiyage significa “produzido na terra”. Historicamente, os japoneses têm o hábito de levar algum presente produzido em sua terra quando vai para outras províncias e traz de volta alguma comida típica do lugar visitado para distribuir aos amigos. Algo como um executivo de Porto Alegre levar chimarrão para seu cliente em Recife e, lá, comprar bolo de rolo para distribuir aos colegas de empresa.

Assim, as variações regionais do Kit Kat têm o sabor do omiyage ou de pratos típicos da região. Para citar alguns exemplos de sabores regionais, podemos mencionar o premiado morango “Tochiotome”, da província de Tochigi; o souvenir “Tokyo Banana”, de Tóquio; wasabi, de Shizuoka; matchá de Uji, de Quioto; ou o beni-imo, a batata-doce roxa, de Okinawa, etc., etc., etc. Além disso, existem versões limitadas de Kit Kat sabor sake ou umeshu.

Embora sejam produtos regionalizados, é possível obtê-los nos principais aeroportos internacionais japoneses e também na rede de lojas de desconto Don Quijote, espalhadas pelo Japão, fazendo muito sucesso entre os estrangeiros que vão à busca dos seus souvenires.

Outra curiosidade relacionada ao Kit Kat é que o nome do chocolate em japonês é “kitto katto”, tendo, portanto, um som próximo de “kitto katsu” (きっと勝つ), que significa “vou vencer, com certeza”. Os leitores dos nossos artigos já conhecem o trocadilho goroawase (que, na verdade, não se restringe a números). Quando o goroawase tem elementos de superstição, são chamados de “genkatsugi” (験担ぎ) ou “engikatsugi” (縁起担ぎ).

Logo, é comum presentear vestibulandos ou esportistas com um Kit Kat, desejando que eles vençam (sejam aprovados) com certeza. Kitto Katsu! Cabe acrescentar que hoje, “kitto” costuma ser traduzido como “eu acredito que…”, “certamente” ou “provavelmente”. Mas no dialeto da região de Kyushu, onde começou este costume, “kitto” significa “infalivelmente”. A Nestlé do Japão tem feito campanhas publicitárias específicas, explorando esta superstição.

Em 2003, em comemoração aos 30 anos de vendas do Kit Kat no Japão, foi produzida uma série de 4 filmes de curta duração chamada “Hana to Arisu” (花とアリス), dirigidos por Shunji Iwai. No ano seguinte, foi produzido um longa-metragem pelos estúdios Toho. Em 2015, foi lançado um filme em animação: “The Murder Case of Hana & Alice” (花とアリス殺人事件).

Em 2014, foi inaugurado no distrito de Ikebukuro, a primeira loja exclusiva do Kit Kat no mundo: a “Kit Kat Chocolatory”,sob supervisão do chef patissier Yasumasa Takagi. Em 4 de agosto de 2020, foi inaugurada a 8ª loja da marca, no Miyashita Park, em Shibuya. É uma loja interativa, onde o cliente poderá criar o seu Kit Kat personalizado, o “My Kit Kat”, em que o cliente coloca o chocolate e o biscoito wafer na forma com as próprias mãos, além de acrescentar quatro ingredientes a gosto.

Outra atração do “Kit Kat Chocolatary Miyashita Park Shibuya” é um piano em forma de Kit Kat, que os clientes podem tocar. Por ser Shibuya, há também uma ilustração da estátua do cachorro Hachiko, que espera seu dono segurando um Kit Kat na boca. Atração imperdível para os chocólatras que visitarem o Japão após a pandemia.

Vamos superar juntos!! Kitto Katsu!!

Obs.: São Paulo já tem sua Kit Kat Chocolatory, no Shopping Morumbi, inaugurada em outubro de 2019.

 


 

Veja também nossos artigos anteriores:

31 de julho – Akita Inu (Capítulo 12)

14 de agosto – Happy Summer Valentine’s Day (Capítulo 24)

16 de setembro – Dia do Açaí (Capítulo 45)

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